Início: 06/09/2022 - Terça-feira e quinta-feira das 19h às 22h
A palavra “fotografia”, traduzida do grego, significa “Escrita com Luz”. O principal elemento da fotografia é a luz. A luz que reflete na cena cria uma imagem. Além desta noção básica, para se tornar um bom fotógrafo você precisa dominar outras técnicas se quiser que a sua fotografia se destaque. Por meio de aulas teóricas e práticas o curso busca proporcionar ao aluno uma descoberta de sua identidade na hora de fotografar. O aluno será introduzido aos conceitos básicos da fotografia, aprendendo as funções da câmera e suas diversas possibilidades e passará por vários tipos de exercícios com pessoas, objetos e ambientes, aprender e dominar seu equipamento. Através deste curso, o aluno adquirirá conhecimentos para tirar maior proveito de sua câmera fotográfica digital.
Com tantas câmeras disponíveis, é difícil saber como todas as especificações e opções se traduzem no seu uso diário. Em nossa primeira aula sobre Fotografia Básica, vamos aprender como as câmeras funcionam e entender o que significa todos os botões e recursos, como tudo isso afeta nossas fotografias.
A câmera é composta de várias partes, mas há algumas que queremos ver em particular porque são as mais importantes. Além de todas as partes e recursos de uma câmera. veremos também:
- Noções básicas da história da Fotografia
- Tipos de Câmeras
- Modos de Fotometria
- Balanço de branco
- Foco
- Modos de foco
- Modos de operação
- Manual
- Prioridade de abertura
- Prioridade de velocidade
- Programa
- Automático
- e muitos mais
Fotografia digital é a fotografia tirada com uma câmera digital ou determinados modelos de telefone celular, com uma qualidade superior a das câmera analógicas, tirando as fotos de forma instantânea, considerando que as de antigamente levavam mais de minutos para ficarem prontas. A foto digital resulta num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou em dispositivos de armazenamento digital. Dispensa, assim, o processo de revelação. A visualização da imagem pode ser feita no ato, através dos recursos da câmera digital (normalmente, uma tela de LCD), e a manipulação da imagem pode ser feita em um computador, usando-se softwares editores de imagem como o Photoshop, GIMP, entre outros.
- Breve histórico da fotografia digital;
- O que é imagem Digital;
- Conceito de pixel;
- Como uma imagem digital é criada;
- Como funciona às câmeras digitais;
- Sensor de captura de imagem, CCD / CMOS;
- Formatos de Sensores, DX, FX;
- Tipos de câmeras digitais de lente fixa
- Tipos de câmeras digitais de lentes intercambiável
- Velocidade, obturador, diafragma, fotometria, profundidade de campo, programas: automáticos: retrato, paisagem, close-up, foto noturna P, A, AV, S, TV e M;
- Recursos das câmeras digitais;
- Objetivas
- Distância focal
- Fator de multiplicação;
- Zoom ótico x digital;
- Tipo de objetivas;
- Filtros e Acessórios;
- ISO – “International Standards Organization”;
- Modos de exposição: Modo de ajuste que determina a quantidade de luz que forma a imagem. É uma combinação entre os elementos internos, diafragma e obturador;
- Fotômetro – Modos de medir a luz ambiente;
- Foco – Manual ou autofoco e modos de foco;
- WB – Recurso disponível capaz de calibrar o branco em relação às diversas fontes de iluminação, equilibrando as cores das fotos;
- Temperatura de cores;
- Disparador automático (Timer);
- EV – Compensação de exposição;
- Megapixel;
- Resolução e tamanho da imagem;
- Profundidade de Cor;
- Formato de Arquivos – (RAW, TIFF, JPEG);
- Monitor ótico e LCD;•Informações Interna do Visor ótico;•Horizonte virtual;
- Histograma;
- DPI / PPI;
- Interpolação;
- Arquivos e memória;
- Tamanho de arquivos;
- Tipos de cartões de memória;
- Dicas para uma boa foto;
- Como saber se minha impressão ficará boa;
- Ingestão de Imagens para o computador;
- Saída de vídeo;
- Organização das fotos Digitais;
- Divulgação e redes sociais
A fotografia, assim como a música, a poesia, a pintura, a dança, etc., é um meio de expressão do indivíduo; como tal tem linguagem própria. Seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e pesquisa ou própria intuição do fotógrafo. Um bom domínio dos elementos da linguagem fotográfica, assim como das questões técnicas e do equipamento, são as garantias que nos permitem concretizar a realização da fotografia desejada.
- Ponto de vista
- Enquadramento e composição
- Assimetria
- Simetria
- Planos
- Perspectiva
- Impressões subjetivas
- Luz
- Textura
- Linhas, formas, desenhos
- Movimento
- Moldura
- Assunto principal
- Profundidade de campo
- Regra dos terços
- Linhas•Horizontal X Vertical
- Sentido de leitura
- Referências
- Desenvolvimento da criatividade
- Linguagem digital
- Qualidade de impressão
- Análise de foto
A aula Luz e Iluminação tem o objetivo ensinar os participantes a entender e dominar a LUZ. É prático realizado dentro de um Estúdio Fotográfico com modelo ao vivo, fazendo que o participante se familiarize com os equipamentos, o ambiente de estúdio, técnicas de iluminação, dicas e truques.
Mesmo que já tenha conhecimentos básicos de fotografia, iremos repassar os conceitos mais importantes, para que o participante tenha segurança e use sua criatividade em seus clicks.
- Conhecendo a Luz e seus efeito
- Pré-requisitos da luz
- Aplicação profissional
- Métodos
- Características da Luz
- Direção da luz
- Natureza da luz
- Cor da luz
- Papéis da luz
- Equipamentos de Luz
- Fotometragem
- Acessórios do flash de estúdio
- Técnicas de Iluminação
O módulo Iluminação de Estúdio Book tem o objetivo ensinar os participantes fotografar pessoas. É um curso prático realizado dentro de um Estúdio Fotográfico com modelos ao vivo, fazendo que o participante se familiarize com os equipamentos, o ambiente de estúdio, técnicas de iluminação, dicas e truques.
Mesmo que já tenha conhecimentos básicos de fotografia, iremos repassar os conceitos mais importantes, para que o participante tenha segurança e use sua criatividade em seus clics.
- Apresentação do equipamento de estúdio
- Fotometragem
- Qualidade da luz e seus efeitos
- Acessórios do flash de estúdio
- Técnicas de Iluminação
- Prática com modelo
- Dicas de Produção
- Direção de modelo
Técnicas – Efeitos óticos da Imagem
Aula prática na Fazenda Ipanema, registrando objetos, pessoas, paisagens, ambientes internos e externos com diversos tipos de iluminação, você ainda participa de exercícios que irão desenvolver suas habilidades e criar bases para a formação da sua identidade na arte de fotografar.
Fotografar a noite com de pouca luz é um desafio para os fotógrafos. A focagem é mais difícil, a fotometria é complicada, fazer a foto na mão sem tremer é quase impossível, fotos escuras e com ruídos é grande. Mas com o ensinamento do professor e de suas dicas, você irá aprender fazer belas imagens mesmo com toda essas adversidades. Vamos te ensinar os melhores horários, equipamentos necessários e as melhores configurações para conseguir lindas imagens, vamos precisar alem da câmera, flash, tripé, LED (se tiver)
Adobe Lightroom Classic CC
Simplificam suas fotografias do começo ao fim com o novo software Adobe Photoshop Lightroom; é a ferramenta essencial para fotógrafos, profissionais ou não, fornecendo um aplicativo de gerenciamento fácil e ajustável, e apresentando um grande volume de fotografias digitais para que você passe menos tempo na frente do computador e mais tempo atrás das lentes. O Adobe Lightroom foi desenvolvido com uma nova interface para o usuário focado naquilo com que os fotógrafos realmente se importam: a imagem. Com um simples clique, os painéis de controle e os de ferramentas desaparecem, permitindo que a imagem ocupe o espaço central da área de trabalho. A inovadora funcionalidade Identity Plate permite aos fotógrafos aplicarem a sua própria marca na aplicação e nos resultados do seu trabalho, de modo a tornar-se sua galeria pessoal para apresentação dos trabalhos. Os fotógrafos poderão rapidamente navegar por centenas de imagens com opção de zoom que permite ampliar de imediato uma imagem. “Um excelente fluxo de trabalho para fotógrafo digital profissional, traz exatamente as funções que os fotógrafos necessitam para acelerarem os seus processos de trabalho de uma forma até agora impossível de se atingir, o processamento de imagens em formato RAW de alta qualidade”. O Lightroom suporta mais de 100 câmaras e incorpora conversão RAW numa experiência única de fluxo de trabalho. É evidenciado através dos novos controles de split-toning que criam imagens em preto e branco com maior qualidade. Isto aumenta o controle criativo dos fotógrafos, providenciando novos parâmetros para produção de ajustes e mais liberdade para trabalhar áreas muito precisas da fotografia no histograma. Em conjunto com a importação, os arquivos poderão ser convertidos no formato Digital Negative (DNG) ou renomeado e segmentado por pasta ou data. As imagens podem ser apresentadas via slide shows com sombras, bordas, marcas de identificação e diferentes fundos coloridos. O tamanho e posição das imagens podem ser manipuladas e exportadas em Flash, PDF ou HTML. É oferecida uma grande variedade de templates como folhas de contacto com a capacidade de adicionar marcas de identificação ou produzir impressão de alta qualidade.
- Apresentação
- Interface do Lightroom
- Cuidados na captura digital
- Ingestão das imagens
- Edição e escolha
- Módulo Biblioteca
- Módulo Revelação
- Módulo Mapa
- Módulo Livro
- Módulo Apresentação de Slides
- Módulo Imprimir
- Módulo Web
- Processamento RAW
- Exportação
- Gerenciamento de cores com perfis ICC
- Exemplos de Saídas
- Mesa de Luz
- Lupa
- Tira de Filme
- Barra de Ferramentas
- Crop
- Correção de Olhos Vermelhos
- Ajustes da gama tonal
- Ajustes por palavra chave
- Ferramentas clone e healing
- Painéis de ajuste
- Painéis de metadados
- Stacks
- Pré-visualização de impressão de folhas de contacto
- Editor de layout de álbuns
- Editor de páginas web
- Fluxo de trabalho RAW avançado
- Pós-Produção sem conversão dos arquivos RAW
- Importar, editar, catalogar, organizar, retocar.
- Publicar e arquivar as suas fotografias
- Ferramentas de importação
- Estrutura hierárquica configurável
- Suporte de metadados
- Atribuir palavras-chave
- Pesquisar fotos rapidamente
- Cópias de segurança integradas
- Ferramentas de comparação e seleção
- Visualizar múltiplas imagens lado a lado
- Processamento de imagem não destrutivo
- Ferramentas de ajuste de imagem
- Aperfeiçoar exposição
- Ajustar níveis
- Configurar balanço de branco
- Redimensionar
- Modificar altas luzes e sombras
- Misturar canais RGB para conversões perfeitas a preto e branco
- Reduzir poeiras e sujidades
- Alterar nitidez (Unsharp Mask ou Sharpen Luminance)
- Endireitar imagens e horizontes
- Desaturar níveis de cor
- Viragem a sépia
- Impressão e publicação
- Visualização antes de imprimir
- Impressão folhas de contactos
- Impressões com qualidade de laboratório
- Criação de álbuns personalizados
- Distribuição e publicação de imagens na Internet
Adobe Photoshop é um software caracterizado como editor de imagens bidimensionais do tipo raster (possuindo ainda algumas capacidades de edição típicas dos editores vectoriais) desenvolvido pela Adobe Systems. É considerado o líder no mercado dos editores de imagem profissionais, assim como o programa de facto para edição profissional de imagens digitais e trabalhos de pré-impressão.
Sua mais recente versão é apelidada como Adobe Photoshop CC (sigla cujo significado é Creative Cloud, correspondente à sua décima quarta edição [14.0] desde seu lançamento), disponível para os sistemas operativos Microsoft Windows e Mac OS X. Pode ser rodado também no Linux, através da camada de compatibilidade Wine. Algumas versões anteriores foram lançadas também para IRIX, mas o suporte a esta versão foi descontinuado após a versão 3.0.
Neste curso vamos aprender somente o que no Lightroom não é possivel.
- Área de trabalho no Photoshop
- Gerenciamento de Cores
- Computador e memória
- RGB e CMYK
- Adobe Bridge – Selecionando fotos e aplicando metadados
- Adobe Câmera Raw
- Tratamento da Imagem
- Levels
- Curvas
- Limpeza
- Retoques
- Unsharp Mask
- Interpolação
- Histograma
- Formatos de arquivos, JPEG, TIFF, PSD e RAW
- Trabalhando com arquivos Raw
- Modos de imagem
- Organizar arquivos
- Seleção
- Aplicar cores
- Imagens em camada (layers)
- Edição de imagens
- Efeitos
- Como automatizar tarefas
- Corrigir olhos vermelhos
- Fluxo de trabalho
Uma coisa é fotografar bem, ser reconhecido, admirado por todos, pela beleza de suas fotografias, outra é fazer que tudo isso se transforme em rendimentos.
Fotógrafo autônomo – Ser patrão e funcionário, Visão Mercadológica, Entender o fator escala Diferenciação: é melhor ser único do que ser o melhor, otimização de processos tempo é dinheiro, Portfólio.
OUTRAS INFORMAÇÕES
- Material: Apostilas digital, Certificado e Coffee Break
- Requisitos: Câmera Fotográfica com controle manual
- Carga Horária: 42 horas / aula
- Dias da Semana: Terça-feira, Quinta-feira e uma no final de semana
- Horário: das 19h às 22h
- Investimento: 12 x de R$ 99,90
- Forma de pagamento:
- Pix, cartão, Boleto
Professor:
Edeson Souza – Fotógrafo, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, fundador e atual presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, participou de diversas exposições de fotografias, coletivas e individuais, estudou entre outras na Escola Pan-americana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak, na área da fotografia digital participou de cursos e workshops com os mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Ricardo Pagemaker, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente do Congresso Brasileiro de Fotografia, Congresso Paulista de Fotografia, Photoshop Conference, Fototech, Confederação Brasileira de Fotografia, feiras e eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNIT, FUNDEC, SESC, Oficina Cultural Grande Otelo, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de eventos, publicidade, retratos e social.