Salão Nacional de Fotografia

Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba – Teófilo Negrão Duarte

Convite Salão Nacional da Fotografia

Veja as fotos, clicando AQUI

Exposição conta com centenas de imagens vindas de diversos locais do país

Cerca de 50 fotógrafos, de cinco estados brasileiros, participam do Salão Nacional de Fotografia, evento que ocorre em parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur) e e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, e abre amanhã, às 20h, no Chalé Francês. Neste ano o homenageado é o fotógrafo Teófilo Negrão Duarte e a entrada é gratuita.

No total foram selecionadas 139 imagens, de tema livre, que ficarão expostas uma parte no Chalé Francês, e outra na Biblioteca Municipal, a partir de terça-feira. “É uma ótima chance de conhecer outros lugares e olhares, pois há uma diversidade de imagens e técnicas e há participantes das mais diversas regiões do país”, falou o secretário da pasta e também fotógrafo, Werinton Kermes, lembrando que foram recebidas inscrições tanto de estados como São Paulo e Rio de Janeiro, como também de mais distantes como Bahia, Ceará, Pernambuco e Amapá.

As imagens selecionadas trazem tanto cenas cotidianas como um dia de chuva, festejos religiosos, alguém lendo jornal, um pai com o filho, como paisagens e figuras abstratas. As fotos estão impressas em 30×45 centímetros e há imagens coloridas e também em P&B. A partir de sábado, os interessados também poderão ver as imagens selecionadas no site da Secultur: cultura.sorocaba.sp.gov.br, no link do Salão Nacional de Fotografia http://bit.ly/2uUETm3.

Intercâmbio cultural

Como lembrou Kermes, o salão consta no calendário oficial da cidade, através de uma Lei Municipal (Lei nº 69/2000), de autoria do vereador Gabriel Bitencourt. Assim, retomá-lo depois de um hiato de dois anos é uma forma de fazer valer a legislação, mas também de provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar o cotidiano por meio da arte. “A ideia é essa mesma, de ter um bom panorama da produção artística local, regional e nacional”.

Para o presidente do Grupo Imagem, Edeson de Souza, é uma alegria ter a possibilidade desse intercâmbio com outros fotógrafos de diversas partes do país. “Estávamos realizando o salão sem a parceria do Poder Público, o que dificultava as ações. Agora, fazendo valer a lei, o evento ganha outra dimensão”, pontuou.

Souza também reforçou o caráter de lembrança e reconhecimento do salão, que já homenageou nomes como Rogick Vieira, Adolfo Frioli, Paulo Santos e outros fotógrafos sorocabanos. “A ideia é sempre homenagear alguém em vida, e este ano trazemos o Teófilo, um dos mais importantes e antigos fotógrafos sorocabano em atuação”.

Serviço: A abertura do Salão Nacional de Fotografia acontece sexta-feira (18), às 20h, no Chalé Francês, que fica no Jardim Maylasky, na avenida Afonso Vergueiro, em frente à antiga estação ferroviária. A entrada é gratuita e aberta à população.

Matéria no Jornal Cruzeiro do Suk: http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/812282/salao-nacional-de-fotografia-sera-aberto-nesta-sexta

Chalé Francês

funciona de segunda-feira a Sexta-feira das 8h as 16:30h

Av. Dr. Afonso Vergueiro, 280 – Centro, Sorocaba – SP

Biblioteca Municipal

Horário de funcionamento

Segunda a sexta das 8h às 16h50.

Sábados das 13h às 16h50.

Endereço
Rua Ministro Coqueijo Costa, nº 180.
Alto da Boa Vista
E-mail: bibliotecamunicipal@sorocaba.sp.gov.br.
 (15) 3228-1955/ 3228-4958

Redes sociais e/outros canais de comunicação

facbaook  email

9ª Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba – Teófilo Negrão

Tema LIVRE – Fotos artísticas

Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba

O Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Teófilo Negrão Duarte” que terá como tema “Livre”  (Fotos artísticas)

Teofilo Negrão

Teofilo Negrão

Evento tem como tema “LIVRE” – Fotos artísticas, e vai selecionar 150 imagens. Última edição foi realizada em 2014.

Após um hiato de dois anos, o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba volta a ser realizado na cidade. O evento, uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Turismo (Secultur) e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, começa a receber as inscrições a partir de segunda-feira (03) e segue até dia 28 de julho, de forma gratuita. Neste ano o homenageado é o fotógrafo Teófilo Negrão Duarte e o tema será: “LIVRE” Fotos Artísticas. A abertura da exposição com as imagens selecionadas acontece no dia 18 de agosto, no Chalé Francês, e segue até o dia 31 do mesmo mês em espaços públicos da cidade. Serão selecionadas 150 fotos que comporão a exposição.

Como lembrou o secretário da pasta, Werinton Kermes, o salão consta no calendário oficial da cidade, através de uma Lei Municipal (Lei nº 69/2000), de autoria do vereador Gabriel Bitencourt. Assim, retomá-lo é uma forma de fazer valer a legislação, mas também de provocar fotógrafos amadores e profissionais a registrar o tema por meio da arte e, depois, divulgar e expandir a ideia de boas práticas nos governos à população através dessas imagens.

Para o presidente do Grupo Imagem, Edeson de Souza, é uma alegria ter, novamente, o salão em Sorocaba, pois ao longo desses anos, além de homenagear importantes fotógrafos da cidade, também foi possível um intercâmbio com outros de diversas partes do país, que somaram sempre ao evento. “Estávamos realizando o salão sem a parceria do Poder Público, o que dificultava as ações. Agora, fazendo valer a lei, o evento ganha outra dimensão”, pontuou.

Souza também reforçou o caráter de lembrança e reconhecimento do salão, que já homenageou nomes como Rogick Vieira, Adolfo Frioli, Paulo Santos e outros fotógrafos sorocabanos. “A ideia é sempre homenagear alguém em vida, e este ano trazemos o Teófilo, um dos mais importantes e antigos fotógrafos sorocabano em atuação”.

Regulamento

O concurso é aberto a fotógrafos profissionais e amadores, brasileiros e estrangeiros radicados no Brasil, sem limite de idade. A categoria é única e podem ser inscritas até cinco fotografias em preto e branco ou coloridas, realizadas de forma digital, desde que se enquadrem no tema proposto. O tamanho deve ser 30x45cm com resolução mínima é de 5mb, e o nome do arquivo deverá ser escrito da seguinte forma NOME_SOBRENOME_DATA (Data referente ao dia que a foto foi tirada), sob pena de desclassificação.

No ato da inscrição o participante deverá enviar uma única ficha de inscrição preenchida e o título para ser colocado na exposição pelo e-mail: salaonacional@grupoimagem.org.br.  As obras inscritas serão submetidas à comissão de seleção e premiação composta por três fotógrafos profissionais de Sorocaba e região. Todos os participantes selecionados para o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba “Teófilo Negrão Duarte” receberão certificado de participação e não haverá premiação de qualquer natureza. A ficha de inscrição e a relação das fotografias aprovadas na fase de seleção podem ser acessadas no site: www.grupoimagem.org.br.

Baixe o regulamento e a ficha de inscrição:

Regulamento

Ficha de Inscrição

Mais informações:

15-3346-2099 – 15-98114-0891 (whats)

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

01 – Rua Jouberte Wey, 42, Vergueiro, Sorocaba, SP, 18030-070

www.grupoimagem.org.br   –  cursos@grupoimagem.org.br

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/salao-nacional-de-fotografia-tem-prazo-para-inscricoes-prorrogado/

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *