Viver de fotografia, o sonho que custa caro.

Se você está tentando e sente que não conseguiu chegar onde queria, então é por que não tentou o bastante.

0608_valordafotografia

Por muito tempo fiquei me perguntando até onde eu poderia chegar apenas fazendo o que eu gostava, abri mão de diversas oportunidades de empregos que me dariam estabilidade e conforto. Resolvi fazer a faculdade de fotografia e depois a pós graduação, e não vou parar por aí. Porém, não vim pra esse mundo pra ser rico, vim pra ser feliz e sinceramente ficar trancando 8 horas por dia dentro de um escritório pra mim não é sinônimo de felicidade.

Passei por altos e baixos na minha trajetória como fotógrafo e blogueiro, já me sujeitei muitas vezes a trabalhar em troca de divulgação e tive que baixar orçamento pra poder pagar as contas no final do mês, não me envergo por isso. Fazem cerca de seis anos que estou nessa profissão e com muito esforço consegui abrir o meu estúdio e diariamente tenho que pensar em estratégias de atingir o publico de clientes que ainda não me conhecem, claro, sem que eu tenha que gastar dinheiro. Se você mora em uma cidade pequena não se esconda dentro do seu quarto achando que o seu cliente vai vir pela internet (isso pode até acontecer, se você fizer o que vou falar agora), faça relações com pessoas importantes da sua cidade, fotografe a filha do prefeito (ou de alguém muito influente), faça academia (um local onde você pode conhecer muita gente e ainda fica em forma para aguentar fotografar 12 horas em um casamento hehe), faça um ensaio com aquela menina ou menino que é super popular na cidade, APAREÇA! Caso você more em um cidade grande, confesso que é BEM mais complicado ter acesso a filha do prefeito, por exemplo. Certa vez em um congresso de fotografia ouvi dizerem “O melhor mercado é o interior”. Ele estava certo, se você conseguir levar todo o conhecimento e até a malicia adquirida na cidade grande para o interior você tem grandes chances de se destacar rapidamente, posso afirmar isso porque aconteceu comigo.

Recebo diariamente muitas reclamações de pessoas que querem desistir e não tem ânimo por que tal fotógrafo cobra pouco e a sua cidade ta cheia de fotógrafos e bla bla bla, você não achou que seria fácil? Acredite em você e mostre para o seu publico o porque você deve ser contrato e os outros não, não perca tempo fazendo posts enormes em redes sociais desabafando(deixe isso pra mim hahaha) utilize esse tempo pra estudar tutorias no youtube, ou ler várias dicas de fotografia. Mesmo sendo dono do Amor Pela Fotografia que é o maior portal de fotografia do Brasil, colunista social da minha cidade e com milhares de seguidores em minhas redes sociais eu sei que não estou nem na metade do que um dia posso ser como fotógrafo. Acho que o maior segredo para o sucesso é estar sempre inovando, leia  tendências da fotografia, novas técnicas e aplique em seus clientes, não se acomode na frente do computador esperando likes. Quando eu me refiro ao custar caro do título do post significa que você vai derramar muito suor e quem sabe até algumas lágrimas, mas quando as coisas começarem a dar certo você vai ver que tudo valeu a pena.

Bons Clicks!

Por: Arthur Manson

Fonte: http://amorpelafotografia.com/post/1974/viver-de-fotografia-o-sonho-que-custa-caro..html

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *