Repórteres fotográficos do jornal Cruzeiro do Sul realizam 5ª edição da exposição “As imagens do Cruzeiro resplandecem”

03/09/13 | NA FUNDEC

Imagens que contam histórias

papa francisco
Visita do Papa Francisco ao Rio de Janeiro, em Copacabana – Fábio Rogério
Andrea Alves
andrea.alves@jcruzeiro.com.br

A pose inesperada de um gato que correu o risco de ser envenenado por um dardo; a chegada dos raros e meigos suricatas ao zoológico de Sorocaba; o trabalho de um agricultor na lavoura de café; o poder destruidor do fogo; a tragédia ocasionada pela queda do muro de um shopping em construção na antiga fábrica Cianê; o triste momento de uma família cuja casa foi atingida por um vendaval; a visita do Papa Francisco ao Brasil. Todas essas são cenas do cotidiano que ganham impacto quando têm a fotografia como grande base para a informação jornalística.

São as imagens que mais aproximam fatos e leitores, reforçando a esses a notícia em si, registrando a história, a angústia, as alegrias e tristezas de uma comunidade, de um povo. E são essas histórias captadas pelas lentes dos repórteres fotográficos do jornal Cruzeiro do Sul o tema da exposição As imagens do Cruzeiro resplandecem, que chega a sua quinta edição, firmando-se como um evento tradicional na cidade. A mostra será aberta hoje para convidados e a partir de amanhã para o público, na sala de exposição da Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba (Fundec), onde fica até o dia 17 deste mês, com entrada gratuita para o público.

Com 42 imagens, a quinta edição dessa exposição reúne fotografias tiradas no período que vai de setembro de 2012, período da última exposição, até imagens mais recentes, registradas no mês passado. Os próprios fotógrafos se responsabilizaram pela curadoria do evento. Cada um desses profissionais da esquipe do Cruzeiro do Sul – Aldo V. Silva, Adival B. Pinto, Emídio Marques, Erick Pinheiro, Fábio Rogério, Luiz Setti e Pedro Negrão – selecionou seis fotografias que considera as mais significativas e que resumem um pouco esse trabalho de registrar o cotidiano das pessoas, acontecimentos marcantes ou mesmo momentos singelos e que, por conta de técnica e um olhar sensível, rendem belas imagens. Cada fotografia da mostra foi revelada no tamanho 30 x 45 cm, o que possibilita que o visitante aprecie cada detalhe presente na rica informação que a fotografia representa.

O fotógrafo Erick Pinheiro ressalta que a mostra tornou-se uma tradição esperada tanto por quem aprecia fotografia quanto por quem se interessa pelo fotojornalismo. “Algumas pessoas já esperam por isso. É uma chance para os leitores reverem essas imagens que já foram publicadas no jornal impresso e que foram marcantes, interessantes. O público tem oportunidade de vê-las isoladamente, em tamanho que favorece as observações”, reforça. “Além disso, essas fotos reunidas são um importante registro histórico sobre os acontecimentos em Sorocaba. Elas pincelam fatos e realidades distintas.”

A exposição As imagens do Cruzeiro resplandecem acaba por revelar o quanto a atuação do repórter fotográfico é uma missão que foge da rotina. “É uma trabalho corrido, sem rotina, que às vezes nos coloca em situações alegres, outras vezes em momentos difíceis, comoventes. Aprendemos a ter um outro olhar sobre a vida, aprendemos muito com nosso trabalho”, finalizou Erick.

Serviço

Exposição As imagens do Cruzeiro resplandecem
De 04  a 17 de setembro de 2013
Na Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73, Centro)
De segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, aos sábados, das 8h às 12h (por ser feriado, a Fundec estará fechada nesse sábado, dia 7)
Entrada gratuita

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *