Qual é o melhor monitor para editar fotos?

pc

Um bom monitor é bem importante para a qualidade das nossas fotos. É no nosso computador que processamos as fotos e finalizamos elas para mandar pro portfolio, pra impressão ou pra rede social. É o equivalente do quarto escuro, onde filmes eram revelados e ampliados.

Mesmo quem não costuma manipular suas fotos precisa olhar para elas na tela do computador e ver se estão ok para passar adiante. No fim, é preciso ao menos salvar os arquivos no tamanho certo para impressão ou mesmo colocar uma marca d’água na foto que vai pra rede social. Ou seja: é sempre bom ter um monitor que mostra sua foto fielmente.

Mas dentre todas as opções oferecidas nas lojas, qual é o monitor ideal para fotografia?

Tipos de monitor

Você já deve ter visto por aí os tipos de monitores existentes:

CRT: lembra daquelas telas gordas que usávamos faz alguns anos e chamávamos de “tubo”? São do tipo CRT e quase não encontramos mais deles por aí.
LCD: é o tipo magrinho que mais usamos depois da aposentadoria do CRT.
LED: também é magrinho, mas tem uma economia incrível de energia e logo, logo, será a tecnologia mais utilizada.

Os monitores CRT já estão aposentados, e hoje ficamos com a escolha entre os de tipo LCD e LED.

Tipos de painel

A tecnologia usada no painel do seu monitor é o que vai determinar boa parte da qualidade de reprodução de imagens nele. Temos dois tipos principais*:

TN: é o mais barato e mais utilizado hoje em dia em todo o tipo de tela. É uma tecnologia boa pra ver filmes ou jogar games, mas sua representação das cores não é legal e, por isso, não é muito bom para edição de fotos. É o que está presente na maioria dos notebooks (exceto aqueles da Apple com retina display).

IPS (e equivalentes): é o tipo de monitor ideal para edição de fotos, pois tem uma reprodução de cores boa e consegue manter a qualidade mesmo em ângulos diferentes de visão (ou seja, se você olha um pouco lateralmente, consegue ver o mesmo no monitor, garantindo mais precisão na imagem.) Os iMacs de linha superior, assim como outros produtos com retina display, da Apple usam esse tipo de painel.

Qual é o melhor monitor para editar fotos?

Procure um monitor de painel IPS ou de tecnologia similar. O jeito mais fácil de fazer isso:

  • Entre em um desses sites de comparação de preços, e veja os monitores na linha de preço que você quer pagar (exemplo.)
  • Busque os modelos que te interessa neste site e veja o tipo de painel que ele usa.
  • Se quiser ver resenhas mais técnicas sobre alguns bons modelos, use este site (está em inglês, mas você pode usar o Google para traduzir ou buscar por resenhas em português.)

Um bom monitor não é barato, mas vale a pena! Você não vai gastar menos que mil reais, e dependendo da qualidade pode gastar muuuito mais que isso. Como a maioria de nós, mortais, não tem um orçamento infinito para comprar monitores, tudo vai depender de quanto você pode investir. 🙂

Meu impressor, Geraldo Garcia, fez a resenha de dois monitores Dell no blog dele, o U2410 e oU2211H. Embora sejam resenhas antigas, você pode usar esses modelos como ponto de partida para opções mais atualizadas dos produtos. O interessante é que, assim como com câmeras, os melhores modelos duram muito tempo (não sai um a cada semana.)

Na dúvida, simplesmente evite monitores baratinhos e de notebook, ou simplesmente aqueles que possuem painel TN, pois eles têm uma reprodução de cores infiel e você nunca sabe se está olhando do ângulo certo. Sem esta precisão fica difícil saber se a foto está ok ou se é o monitor que está te enganando!

E por fim, mas bastante importante: depois de comprar um bom monitor, é bom deixá-lo calibrado para ver exatamente o que ele deveria estar mostrando! Você pode usar os aplicativos próprios para isso (eles já vem com o sistema operacional ou com o monitor), ou pode usar acessórios especialmente para este fim.

* Existem outras opções de painel além dessas, mas o TN e o IPS são as mais comuns hoje.

 

Fonte: http://www.dicasdefotografia.com.br/qual-e-o-melhor-monitor-para-editar-fotos/

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *