Qual é o dia do Fotógrafo?

O Dia Mundial da Fotografia, 19 de agosto, corresponde à apresentação formal da daguerreotipia na França em 1839.

O dia 8 de janeiro, uma data comemorada localmente, corresponde ao dia em que a daguerreotipia foi oficialmente trazida ao Brasil.

Só que o inventor franco-brasileiro Hercule Florence já tinha estabelecido um processo fotográfico próprio nas nossas terras em 1833. Apenas não foi reconhecido junto a Niépce e Daguerre como um dos originadores da fotografia porque o Brasil era um lugar remoto e provinciano demais para que sua inovação fosse apropriadamente patenteada e divulgada.

Existe uma grande confusão quanto ao dia do Fotógrafo, na minha opinião o dia do fotógrafo é comemorado no dia 08 de janeiro e o dia Internacional da Fotografia no dia 19 de agosto. Quem tiver informações mais consistente, favor publicar nos comentários no final desse post.

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos como, por exemplo, fotografia de filmesfotojornalismofotografia de publicidade, fotografia de naturezafotografia de modaaerofotografiafotografia subaquáticafotografia documentalfotografia de guerrafotografia panorâmica.

08 de julho – Dia do Fotógrafo

Celebra-se no dia 8 de julho o Dia do Fotógrafo.

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos como, por exemplo, fotografia de filmes, fotojornalismo, fotografia de publicidade, fotografia de natureza, fotografia de moda, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica.

No Brasil

A profissão fotógrafo não é regulamentada no Brasil. Mesmo assim, existem esforços legislativos atuais como o projeto de lei 5187/09 para classificar fotógrafos como diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida; ou no exterior, desde que os diplomas sejam revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.

Apesar da legislação permitir que qualquer cidadão exerça a atividade, normalmente isto é feito por profissionais formados em cursos superiores. [Carece de fontes] Existem diversas associações profissionais, de caráter cultural e representativo, embora não sejam habilitadas a fiscalizar a profissão.

Fonte: Wikipédia

 

Posts relacionados:

 

http://www.fiqueisabendo.com/curiosidades/8-de-julho-dia-do-fotografo

 fotógrafo

 

 

08 de Janeiro – Dia da Fotografia e do Fotógrafo

Comemora-se no dia 8 de janeiro o Dia Nacional da Fotografia e do Fotógrafo. Parabéns a todos os profissionais do ramo!

Fotografia

Fotografia (do grego φως [fós] (“luz”), e γραφις [grafis] (“estilo”, “pincel”) ou γραφη grafê, e significa “desenhar com luz e contraste”), por definição, é essencialmente a técnica de criação de imagens por meio de exposição luminosa, fixando-as em uma superfície sensível. A primeira fotografia reconhecida remonta ao ano de 1826 e é atribuída ao francês Joseph Nicéphore Niépce. Contudo, a invenção da fotografia não é obra de um só autor, mas um processo de acúmulo de avanços por parte de muitas pessoas, trabalhando, juntas ou em paralelo, ao longo de muitos anos. Se por um lado os princípios fundamentais da fotografia se estabeleceram há décadas e, desde a introdução do filme fotográfico colorido, quase não sofreram mudanças, por outro, os avanços tecnológicos têm sistematicamente possibilitado melhorias na qualidade das imagens produzidas, agilização das etapas do processo de produção e a redução de custos, popularizando o uso da fotografia.

Atualmente, a introdução da tecnologia digital tem modificado drasticamente os paradigmas que norteiam o mundo da fotografia. Os equipamentos, ao mesmo tempo que são oferecidos a preços cada vez menores, disponibilizam ao usuário médio recursos cada vez mais sofisticados, assim como maior qualidade de imagem e facilidade de uso. A simplificação dos processos de captação, armazenagem, impressão e reprodução de imagens proporcionados intrinsecamente pelo ambiente digital, aliada à facilidade de integração com os recursos da informática, como organização em álbuns, incorporação de imagens em documentos e distribuição via Internet, têm ampliado e democratizado o uso da imagem fotográfica nas mais diversas aplicações. A incorporação da câmera fotográfica aos aparelhos de telefonia móvel têm definitivamente levado a fotografia ao cotidiano particular do indivíduo.

Dessa forma, a fotografia, à medida que se torna uma experiência cada vez mais pessoal, deverá ampliar, através dos diversos perfis de fotógrafos amadores ou profissionais, o já amplo espectro de significado da experiência de se conservar um momento em uma imagem.

Fotógrafo

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos como, por exemplo, fotografia de filmes, fotojornalismo, fotografia de publicidade, fotografia de natureza, fotografia de moda, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica.

Fonte: Wikipédia

08/01 – Hoje é Dia do Fotógrafo – PL que regulamenta a atividade fotográfica tramita na Câmara dos Deputados

Uma imagem vale mais do que mil palavras. Em muitos casos, a máxima é verdadeira e, em sua homenagem, não faltam datas que celebrem a tecnologia da fotografia.

Dia Internacional da Fotografia, Dia do Repórter Fotográfico e, em 8 de janeiro, o Dia Nacional da Fotografia.

Acredita-se que esta é relembrada no Brasil por ter sido a data da chegada do daguerreótipo, vindo de Paris. Segundo a pesquisadora do Museu Imperial Maria Inez Turazzi, em artigo publicado na Revista de História da Biblioteca Nacional, o aparelho de Louis Jacques Daguerre embarcou na madrugada de 25 de setembro de 1839, chegando à América do Sul meses depois.
Em 2011, a data pode ter um sabor especial: desde 2009, tramita na Câmara dos Deputados PL que regulamenta a profissão, “marginalizada e discriminada por falta de uma legislação específica do ensino técnico e científico”, como justifica o PL 5.187/09.

A iniciativa é do deputado Severiano Alves (PDT/BA). Pelo projeto, serão fotógrafos profissionais os diplomados em escolas de nível superior em fotografia no Brasil e no exterior (nesse último, com diploma revalidado no Brasil) e aqueles que exercem a atividade por dois anos consecutivos ou quatro intercalados, no mínimo. Outra disposição do PL é o reconhecimento da atividade não apenas no âmbito da fotografia comercial, mas também da fotografia na medicina, no ensino e em outros serviços correlatos. O PL 5.187/09 já foi aprovado pela Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público.

O país é pátria de grandes nomes na área, dos quais Sebastião Salgado é um dos expoentes. Conhecido mundialmente, o mineiro especializou-se no fotojornalismo em que denuncia a vida dos excluídos, sendo agraciado com vários prêmios, incluindo da Unesco.

http://www.saocarlosoficial.com.br/canaljuridico/?n=Hoje+e+Dia+do+Fotografo+-+PL+que+regulamenta+a+atividade+fotografica+tramita+na+Camara+dos+Deputados_AEXVURKP1M

email

6 comentários

  1. Louise /

    O Dia Nacional da Fotografia é no dia 08 ou 16 de Janeiro, data em que os Daguerreótipos foram trazidos oficialmente para o Brasil. Já no dia 19 de Agosto, comemora-se o dia mundial da fotografia, essa data foi consagrada porque no dia 19 de Agosto de 1839 foi apresentada em Paris a primeira máquina fotográfica, a Daguerreotipia, feita por Louis Daguérre. Beijos

  2. gosto desta arte ele é minha quer levar pra lugar mas longe e demostra o que sei fazer sobre esta arte do meu pais s. santomense somos um grupo de tem esta pratica como fotografo queremos sair ir ao outros lugar partilhar nosso trabalho com outros fotografo de vários países que tudo corra bem a todos fotografo do mundo que não para por cá obgggg a vcs que espalha esta arte

  3. Amoooo esse trabalho,que pra mim sempre foi uma diversão…
    Fotográfia é arte é amor…
    Registra momentos que dispensam palavras memórias únicas vivida em um momento pra vida toda!!!!
    #FOTOGRAGIA

  4. joao Ricardo Póvoas Ortega /

    Parabéns espero e desejo aprender sempre com a fotografia….

  5. Parabéns a todos os colegas da imagem.

  6. Tio Vaninho Fotografia Infantil /

    Olá Grupoimagem, tudo bem?

    É com muita emoção que eu lanço o primeiro livro exclusivo sobre fotografia de festa infantill.

    O Livro está a venda no meu site na versão e-book, mas em breve ele estará nas melhores livrarias do Brasil

    Estou muito feliz com isso e então eu quis compartilhar essa notícia com vocês.

    Mais informações no meu site: http://tiovaninho.com.br/produto/e-book-fotografia-de-festa-infantil/

    Um grande abraço!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *