Projeto Curumim, do Sesc, abre inscrições

168744_1Há vagas no período da manhã. O programa de educação não-formal é gratuito e oferecido para crianças de 7 a 12 anos
Por: Maíra Fernandes.
Com temática voltada para tecnologia, o projeto socioeducativo Curumim, do Sesc Sorocaba, está com inscrições abertas para o período da manhã. Voltado para crianças de 7 a 12 anos, o projeto de educação não-formal é gratuito, oferece uma programação lúdica e pedagógica com o intuito de desenvolver a autonomia, a cooperação e as relações sociais, integradas ao conhecimento. O Curumim acontece no decorrer do ano e é aberto a toda população, não especificamente a sócios da unidade. As atividades começam a partir do dia 3 de março, de terça a sexta-feira, das 8h às 11h30 e as fichas de inscrição podem ser retiradas na unidade até o dia 20.
“O grande diferencial do Curumim para as escolas é que todas as crianças, de 7 a 12 anos, sempre ficam juntas, as faixas etárias se misturam. Como trabalhamos a questão da autonomia, isso ajuda muito pois, com a convivência na realização de atividades esportivas, artísticas, eles mesmos se ajudam entre eles”, conta a supervisora do núcleo socioeducativo do Sesc, Sabrina Tenguan.

As turmas são divididas em dois períodos, manhã e tarde, com 75 vagas cada uma (mas só há vagas disponíveis para a turma da manhã). De acordo com a supervisora, as crianças participam de diversas atividades que envolvem diversas linguagens artísticas e socioeducativas. Neste ano, excepcionalmente, os participantes poderão optar por projetos que querem trabalhar, além da tecnologia, que terá como tema Da pedra ao tablet,  para falar da importância desses meios na vida do homem. “Falaremos como, desde o começo da historia até hoje, a tecnologia ajudou o homem. Mas, este ano, eles terão oportunidade de escolher também o tema dos outros projetos que queiram trabalhar. Antes, eram os instrutores que apresentavam projetos específicos, mas agora elas montarão assembléias, escolherão os temas e os instrutores irão buscar formas de trabalhá-los.”

Como reforça Sabrina, a ideia do projeto é que as crianças aprendam, mas também se divirtam. Por isso mesmo, a escolha deles pelas atividades que mais se identifiquem é importante, mesmo considerando que o projeto já tem um leque bastante amplo e diverso de atividades no decorrer do ano.

Além das crianças, e como continuação do processo socioeducativo do projeto, os pais também são abordados, como explica a instrutora, Andréia Reis “além das atividades desenvolvidas com as crianças a cada encontro, nos espaços do Sesc Sorocaba, passeios e ações com os pais também são promovidos dentro do assunto abordado, ampliando, assim, a socialização e a autonomia dos pequenos”.

Balanço positivo
O Curumim é um dos mais tradicionais projetos do Sesc – SP e está presente em quase todas as unidades do Estado, exceto as provisórias. Em Sorocaba, ele completará dois anos e, de acordo com balanço da Sabrina, o resultado nesse tempo tem sido positivo, considerando a procura e também o pouco número de desistência ao longo do ano. “As vagas da tarde estão esgotadas desde o ano passado e, o período da manhã, têm vagas, mas está quase todo cheio. O número de desistências é bem pequeno, de crianças que não se identificam com as atvidades ou querem fazer atividades específicas. Mesmo assim, se ela (criança) opta por não querer ir mais, a gente conversa com os pais, vê o que pode ser feito, pois o projeto é de educação não-formal, é para ser divertido para a criança”, defende.

As crianças que cursam um ano do projeto podem continuar no próximo, até que excedam os 12 anos, idade limite. Como explica Sabrina, a ideia é que haja mesmo essa continuação pois a cada ano, é proposta uma temática de trabalho diferente.

Serviço
As fichas de interesse podem ser retiradas até o dia 20 de fevereiro, na Central de Atendimento. As inscrições são gratuitas e o Sesc Sorocaba fica na rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade. Mais informações: (15) 3332-9933, ou pelo site
www.sescsp.org.br/sorocaba.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/593690/projeto-curumim-do-sesc-esta-com-inscricoes-abertas

 

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *