Por trás do véu: como algumas mulheres muçulmanas enxergam

Por trás do véu: como algumas mulheres muçulmanas enxergam

6

Foto: Hassam Ammar

 

Muitas mulheres usam véu por escolha própria, porém extremistas têm forçado o uso obrigatório em algumas cidades. O fotógrafo Hassan Ammar, da Associated Press, criou uma série mostrando o mundo visto por trás do niqab, este véu islâmico que cobre o rosto inteiro ou parcialmente. “Decidi fazer algumas fotos por trás do pano do niqab. Na minha cidade, Beirute, fotografei assim o famoso beira-mar, com as cores do Mediterrâneo escurecidas através do pano”, conta.

O uso do niqab é baseada no Corão e o hadith, porém em sua maioria é uma escolha pessoal.  Nestes escritos é dito que, por pudor, o corpo feminino deve ser coberto. “Onde vivo, no Líbano, é uma escolha pessoal. Há quem use biquíni na praia e também quem use véu ou o niqab. Mas com a ascensão dos extremistas do EI nos vizinhos Síria e Iraque, mulheres passaram a ser forçadas a usar o niqab”, diz Ammar.

Nas cidades tomadas pelo Estado Islâmico, mulheres chegam a ser punidas caso não usem o niqab. Para o fotógrafo, a mudança altera a visão do mundo. “Isso significa que essas mulheres agora veem o mundo de forma diferente de antes. O niqab é um véu que cobre o rosto completa ou parcialmente, mudando o jeito que a mulher vê a vida ao seu redor”. Apesar das vistas escurecidas, o fotógrafo afirma que há mulheres que dizem receber bem a mudança. “Algumas mulheres dizem que gostam do anonimato e da proteção de abusos que o niqab oferece”.

Fonte:http://iphotochannel.com.br/index.php/fotojornalismo/pro-tras-do-veu-como-algumas-mulheres-mulcumanas-veem-o-mundo/

 

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *