Por quanto tempo devo guardar as fotos que produzo?

Saiba a resposta para esta pergunta tão recorrente entre os fotógrafos

Michelle-Spencer

Essa é uma pergunta muito comum, especialmente porque hoje em dia, a cada evento, produção, trabalho, ensaio, produzimos inúmeras fotos – a tecnologia nos permite isso. E a tecnologia também nos permite uma longa e enorme capacidade de armazenamento. Porém, tudo isso custa dinheiro! Antigamente, essa dúvida era menor, pois, ainda que se pretendesse guardar os negativos, eles um dia pereceriam. Mas, atualmente isso não acontece. Então, será que o fotógrafo é obrigado a manter tudo eternamente arquivado, catalogado, organizado?

Definitivamente, não! Não existe nenhuma obrigação legal que imponha ao fotógrafo a manutenção de arquivos de fotos de antigos trabalhos. No entanto, é importante observar o que foi combinado, contratado ou o que é comum no mercado em que você atua. A duração de seus arquivos deve refletir as necessidades do contrato ou do mercado, ou seja, deve-se manter as fotos arquivadas até o perfeito cumprimento do contrato ou pelo tempo que é entendido como razoável no seu mercado de trabalho.

Razvan-Nitoi-1024x680

Isso significa, que um fotógrafo de eventos deve manter os arquivos com as fotografias do evento, até a efetiva escolha pelo cliente e entrega do que foi combinado (arquivos digitais, álbum, etc.). O mesmo acontece com o fotógrafo contratado pela agência de publicidade e com o fotógrafo de estúdio, ele deve cumprir integralmente o contrato, enviando a quantidade de fotos contratada e aguardando o aceite da agência e/ou do cliente. Já com relação à fotojornalismo e à fotografia autoral, quem vai ditar o que deve ou não ser mantido em arquivo é a sensibilidade do fotógrafo.

Pois, em geral, ele não tem nenhuma obrigação com ninguém, nem mesmo com a pessoa eventualmente retratada, seja ela famosa ou não. Muitos acreditam que têm obrigação de manter as fotos por cinco anos. Essa crença decorre das conhecidas obrigações fiscais, que, em termos gerais, prescrevem em cinco anos. Um prestador de serviço, como é o fotógrafo, tem a obrigação de manter em seus arquivos as provas de que efetuou um determinado serviço por cinco anos, mas isso não significa que essa prova são as fotos.

Um recibo pode ser uma prova, um e-mail pode servir de prova, enfim, há diversas provas da prestação de serviços, que não necessariamente as fotografias. A conclusão é única, desde que cumpra seus contratos, você pode armazenar as fotografias de acordo com seus interesses, em qual formato quiser, no dispositivo que bem entender e pelo tempo que achar mais adequado!

Fonte: http://photos.com.br/por-quanto-tempo-tenho-que-guardar-fotos-que-produzo/

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *