Passeio Fotográfico – Itu e Salto em 17/05/2015

Parque do Varvito – Centro Histórico de Itu – Fazenda do Chocolate – Complexo da Cachoeira de Salto – Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat – Marco Zero da Cidade de Salto – Museu da Cidade Ettore Liberalesso – Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat

Passeio Fotográfico Itu e Salto.

Rua Parque do Varvito – 1.400 m. do centro histór. – Pq. N. S. da Candelária – Itu / SP – Horário de Funcionamento: de terça à domingo, das 8 às 17 horas. Entrada gratuita.

Deborah Dubner/Itu.com.br
Foto

O Parque do Varvito, um verdadeiro monumento geológico inaugurado em 1995, já recebeu mais de 500 mil visitantes, entre turistas, estudantes e pesquisadores. Patrimônio tombado pelo Condephaat, foi construído em uma área de 44.346 m2 da antiga pedreira.

Varvito é o nome utilizado pelos geólogos para denominar um tipo de rocha sedimentar única, formada pela sucessão repetitiva de lâminas ou camadas, cada uma delas depositada durante o intervalo de um ano.

O varvito de Itu é a mais importante exposição conhecida desse tipo de rocha na América do Sul.

Em termos geológicos, o varvito faz parte de um pacote de rochas sedimentares que contêm evidências de uma extensa idade glacial, há 280 milhões de anos, quando um enorme manto ou lençol de gelo cobriu a região sudeste da América do Sul.

Você vai encontrar no Parque do Varvito de Itu um galpão por onde toda visita tem início. Neste local está montado permanentemente uma exposição de painéis explicativos (com fotos, textos, e imagens), e há, também, um espaço para exposições temporárias e palestras, município.

Em todos os pontos do parque existem placas explicativas que torna a visita uma aula ao ar livre. A laje ou ardósia de Itu foi bastante utilizada no calçamento e pavimentação das ruas e casas da cidade, fazendo parte da história do município.

Os pontos que merecem atenção são a Praça do Eco, Cascata do Antanho, Lago dos Fósseis, Vereda dos Seixos, Trilha Bentônicos, Anfiteatro Gondvana, Gruta Lágrima do Tempo, Bosque dos Matacões e o Lago Jurássico. A Gruta Lágrima do Tempo recebe esse nome devido à formação de gotas dágua em sua parede, dando a impressão de lágrimas.

O Parque do Varvito é um lugar único, que merece uma visita.

Funcionamento:
Das 8 às 17 horas de terça à domingo. Entrada gratuita.

CENTRO HISTÓRICO DE ITU

No fim do período colonial, Itu era uma das vilas mais ricas de São Paulo (a grande quantidade de igrejas lhe rendeu o apelido de “Roma Brasileira”). O Centro permite um agradável passeio a pé, sobretudo aos domingos. Um bom começo é na Igreja do Patrocínio (9h/17h), de 1820, na Praça Regente Feijó. O templo guarda o túmulo de madre Maria Theodora Voiron, em processo de beatificação. Seguindo em direção ao Centro, é só entrar à direita na Travessado Carmo para encontrar a Igreja de Nossa Senhora do Carmo (2ª/5ª 9h/19h, sáb/dom 8h/19h), de 1791. Teto e paredes foram pintados a óleo pelo padre Jesuíno de Monte Carmelo, técnica rara no período colonial. Cruzando a praça, na Rua Barão do Itaim, visite o Museu Republicano (leia ao lado). Em frente, siga até a Praça Padre Miguel, endereço da Igreja Nossa Senhora da Candelária (8h/8h). Finalizada em 1780, a matriz tem importante acervo do barroco paulista. Na Rua Paula Souza, sequência da praça, ficam antiquários e construções interessantes, como o Museu da Energia (leia abaixo) e a Fábrica São Luiz (nº 492; 4013-4554; 8h/18h), primeira tecelagem a vapor do estado. A seguir está a Igreja do Bom Jesus, do século 18 (7h/11h e 14h/17h), com fachada inspirada na catedral San Giovanni in Laterano, em Roma. Siga pela Rua Bom Jesus e vire à direita na Rua Santa Cruz para encontrar a Igreja de São Benedito, de 1910 (3ª/6ª 13h/17h, sáb/dom 8h/12h). Na Rua Santa Rita, paralela, está a capela de Santa Rita de Cássia, de 1728 (2ª/6ª 7h/11h e 13h/17h, sáb 8h/12h), uma das construções mais antigas da cidade.

 

Fazenda do Chocolate

Um verdadeiro passeio em família

Aberta todos os dias, das 8:30h às 17:45h, a Fazenda do Chocolate tem entrada e estacionamento gratuitos, passeios culturais e um dos chocolates mais charmosos do Brasil.

Antiga Senzala

A Fazenda do Chocolate é um passeio pela história que nos remete aos tempos do Brasil colônia em meio a sua arquitetura preservada, registro dos importantes ciclos da história do Brasil. É um espaço muito agradável para passar o dia com a família. No seu estilo caipira proporciona aos visitantes contato com vários animais mansos, compras de produtos variados e diversão garantida para as crianças e adultos.

Cenário de diversas novelas e campanhas publicitárias de repercussão nacional, esse pedaço de vida caipira se transformou em cenário das histórias de cada um dos seus visitantes.

Cavalgadas, mini-zoológico, lagos ornamentais com carpas gigantes, playground, roteiros culturais e gastronômicos, além de passeios de pônei e a possibilidade de alimentar os animais na mão, são só algumas das atividades pra te manter se divertindo o tempo todo.

 

Complexo da Cachoeira do Salto

O Complexo Turístico da Cachoeira é um espaço com diversas atrações turísticas criadas em função da Cachoeira do Ytu-Guassu, conhecida como Cachoeira do Salto Grande, isto é, a maior queda d´água existente no rio Tietê. A cachoeira deu nome à cidade e proporcionou o surgimento do seu primeiro ciclo de desenvolvimento econômico, por meio da instalação das primeiras tecelagens movidas pela força hidráulica. Ao lado da cachoeira localiza-se o Memorial do Rio Tietê com um rico acervo que faz referência às tradições culturais e aos aspectos geográficos atrelados a este importante rio paulista.

Não só isso, o visitante pode desfrutar de paisagens surpreendentes pontuadas pela  centenária Ponte Pênsil, construída ao lado da Fábrica de Tecido Brasital SA, pelo Caminho das Esculturas, que faz referência aos principais personagens de nossa história, bem como pela Ilha dos Amores situada logo a acima da cachoeira.

Endereço: Praça Arquimedes Lamoglia,  s/nº, Centro, Salto/SP.

Funcionamento do Memorial do Rio Tietê: de terça-feira  a domingo das 8:30h às 16:30h.

Entrada Gratuita.

Infraestruturas: banheiros e bebedouros públicos.

Recomendações:

– É proibido consumir alimentos neste local;

– É proibido entrar neste espaço sem camisa ou trajes inadequados;

– É proibido entrar com animais de estimação;

– Evite tocar nas peças que compõem o acervo do museu;

– Antes de entrar no museu, desligue quaisquer aparelhos sonoros, a fim de respeitar os demais visitantes que frequentam este espaço.

 

Matriz Nossa Senhora do Monte Serrat

Igreja MatrizIgreja Matriz de Salto

A capela em devoção à Nossa Senhora do Monte Serrat foi construída em 8 de setembro de 1698 pelo Capitação Antônio Vieira Tavares em seu sítio Cachoeira. Como referência histórica, adota-se a data de inauguração da mesma como a data oficial de fundação da cidade de Salto. Em 1936, a capela foi reconstruída com novos padrões arquitetônicos.

Endereço: Praça da Bandeira, s/n, Centro- Salto/SP

 

Marco Zero da Cidade

 

Monumento FundaçãoMonumento à Fundação

Em 16 de junho de 1698, o Capitão Antônio Vieira Tavares e sua mulher Maria Leite, fizeram benzer, pelo padre Felipe de Campos, a capela dedicada a Nossa Senhora do Monte Serrat, erguida em seu Sítio Cachoeira. As terras, mais tardes doadas pelo casal à capela, iniciou o processo de ocupação que deu origem à cidade de Salto. Daí denominarmos  os arredores da igreja de marco Zero, uma vez que esta foi esta a região onde oficialmente o povoado de Salto se originou.
Na região do Marco Zero o visitante pode conhecer a  Igreja Senhora do Monte Serrat, que foi construída em 1936 no lugar da primeira capela edificada em 1698; o monumento à fundação, que referencia  os primeiros povoadores de Salto; bem como a antiga tecelagem da Brasital S.A. e sua vila operária adjacente.

Endereço: Praça Antônio Vieira Tavares – Centro – Salto/SP

 

Museu da Cidade Ettore Liberalesso

Museu Ettore Liberelasso

O Museu da Cidade de Salto localiza-se em um conjunto arquitetônico onde fora construído em 1903, a Casa D´Italia. Esta, ao longo do tempo, acolheu diversas atividades desenvolvidas pela Sociedade Italiana de Mútua Assistência “Giuseppe Verdi”, abrigando a sede da Corporação Musical Giuseppe Verdi, o Cine Verdi e posteriormente o Círculo de Leitura Dante Alighieri e a Escola Anita Garibaldi.

Quando inaugurado, em 1991, o Museu adotou a proposta de  Museu–Percurso em que a cidade passa a ser objeto vivo da análise museológica, complementando o acervo interno ao museu. Daí a existência de vários painéis espalhados pela cidade, referenciando historicamente algumas paisagens urbanas que evidenciam a evolução da cidade ao longo do tempo.

Endereço: Rua José Galvão, 104, Salto/SP

Funcionamento: De terça-feira a domingo das 9:00 h às 17:00 h.

Telefone: (11)  4029-3473

Entrada Gratuita

Recomendações:

– Para grupos de visitantes entre 10 a 40 pessoas, recomenda-se o agendamento das visitas por meio do e-mailmuseu@salto.sp.gov.br;

– É proibido consumir alimentos neste local;

– É permitido fotografar os objetos expostos;

– Evite tocar nas peças que compõem o acervo do museu;

– Não é permitido entrar neste local com mochilas ou bolsas, por isso, recomendamos que os visitantes deixem seus pertences no guarda-volume localizado na entrada do prédio;

– Antes de entrar no museu, desligue quaisquer aparelhos sonoros, a fim de respeitar os demais visitantes e pesquisadores que frequentam este espaço.

Monumento à Nossa Senhora do Monte Serrat

 

Monumento à PadroeiraMonumento à Nossa Senhora do Monte Serrat

Inaugurado em 1980, com 30 metros de altura em concreto armado, o Monumento faz alusão à Nossa Senhora do Monte Serrat, padroeira da cidade de Salto.

O local oferece aos visitantes um mirante com uma visão panorâmica do município, bem como uma capela com os restos mortais do capitão Antônio Vieira Tavares, fundador da cidade que fora devoto de Nossa Senhora do Monte Serrat.

Endereço: Praça João Paulo II, s/nº – Jd. Itaguaçu – Salto/SP, ao lado do Parque de Lavras

Horário de Funcionamento: de terça-feira  a domingo das 8:30h às 16:30h.

Entrada Gratuita

Infraestrutura: Estacionamento, banheiros públicos e lanchonete.

 

 

 

 QUANDO:
  • 17/05/2015 – Domingo
  • Saida: 8h da Rua Júlio Hanser, 140, Lageado, Sorocaba, SP ( Próximo a rodoviária)
  • Volta: Final da tarde, por volta das 17h.

VALOR

  • R$ 60,00 – Via depósito / transferência bancária
  • Bradesco – Agência: 0152 – Conta Corrente: 150.366-9 – CPF: 311.241.108-01
  • Somente o pagamento garante sua reserva.
  • PagSeguro 
  • Aceitamos pagamentos com Cartão de crédito: Visa Electron, Visa, MasterCard, Maestro, Banri Compras, Cabal.
  • depósito bancário.     

 

 

Professor:

Edeson Souza – Fotógrafo, Videógrafo, professor de fotografia e vídeo, fundador e atual presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, participou de diversas exposições de fotografias, coletivas e individuais, estudou entre outras na Escola Pan-americana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak, na área da fotografia digital participou de cursos e workshops com os mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Ricardo Pagemaker, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente do Congresso Brasileiro de Fotografia, Congresso Paulista de Fotografia, Photoshop Conference, Fototech, Confederação Brasileira de Fotografia, feiras e eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNIT, FUNDEC, SESC, Oficina Cultural Grande Otelo, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de eventos, publicidade, retratos e social.

 

Inscreva-se:

Seu nome e sobrenome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seus telefones (obrigatório)

Data Nascimento (obrigatório)

Marca e modelo de sua câmera (obrigatório)

Sua Mensagem

 

Mais informações:

15-98114-0891 – 15-3227-2099 – 15-3346-2099

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

Rua Júlio Hanser, 140 – 3º andar – Próximo a rodoviária) – 18030-320 – Sorocaba – SP

Rua Hortencio Piaya Martinez, 110 – Jardim Prestes de Barros – 18021-250 – Sorocaba, SP

www.grupoimagem.org.br

 

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *