16/03 – Passeio Fotográfico “Caminho do Mar” (lotado)

ECOTURISMO CAMINHOS DO MAR EM 16 DE MARÇO DE 2014

O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, promove mais um Passeio Fotográfico sob a coordenação do fotógrafo Edeson Souza, sendo monitorado também pela fotógrafa Edvania Moreira e o fotógrafo Carlos Maritano, que estarão orientando os participantes sobre o equipamento e técnicas fotográficas.

Caminho do Mar

Além de uma opção de ecoturismo, a trilha é também um programa histórico-cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, algumas datadas do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

Localizado no Parque Estadual da Serra do Mar, o roteiro Ecoturismo Caminhos do Mar percorre a Estrada Velha de Santos (SP – 148) em meio a Mata Atlântica.  Além do apelo ecoturístico, a trilha também é um programa histórico-cultural. Em seu percurso, vários monumentos e construções, alguns datados do centenário da Independência do Brasil, em 1922, reconstituem a importância deste caminho na história da interligação entre o litoral e o planalto paulista.

É possível acessar o trajeto, de 9,2 km de extensão, tanto por São Bernardo do Campo – município do ABC Paulista – quanto por Cubatão, na Baixada Santista. Os monumentos históricos existentes na via são tombados pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Trechos da Calçada do Lorena, primeiro caminho pavimentado com pedras a ligar o litoral ao planalto paulista, inaugurado em 1792, também estão abertos ao público.

 

ROTEIRO:

Acesso: São Bernardo do Campo  Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 / Cubatão  Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 51, junto à Refinaria Presidente Bernardes. 
Recomendações: usar roupas e calçados confortáveis, repelente e boné, protetor solar, capa de chuva, saquinho para lixo. Levar lanches e água. Proibida a entrada de animais domésticos, bicicletas, skate, motos e rolimã.
Tempo médio de visitação: o roteiro descida é percorrido, em média, em torno de três horas.

 

MONUMENTOS HISTÓRICOS

Ecoturismo Caminhos do Mar atravessa o Parque da Serra do Mar, reserva tombada pela Unesco e reconhecida como Patrimônio da Humanidade. Da trilha, é possível contemplar a vista da Baixada Santista e da Usina Hidrelétrica de Henry Borden, além de vários monumentos históricos, alguns construídos em alusão ao centenário da independência na gestão do governador Washington Luís (1920- 1924). Conheça um pouco sobre cada monumento:

Casa de Visitas do Alto da Serra

 

 

 

 

Casa de Visitas do Alto da Serra
Construída em 1926, era usada para hospedar visitantes que vinham conhecer as obras do Alto da Serra e da Usina de Cubatão, atual Henry Borden. Atualmente a casa é um centro de apoio ao visitante e abriga exposição sobre a Usina Henry Borden.

 

Pouso de Paranapiacaba

 

 

 

Pouso de Paranapiacaba
Construção em alvenaria de pedra, tijolos e elementos de granito lavrado e circundado por varandas, integra-se completamente à paisagem. Era um antigo ponto de parada de carros durante a viagem entre Santos e São Paulo. Paranapiacaba, em tupi, significa “local de onde se vê o mar”.

Ruínas do Pouso

Ruínas em alvenaria de pedra da casa que abrigou funcionários e trabalhadores durante a construção dos Monumentos da Serra, no km 44,5 do “Caminhos do Mar”.

 Belvedere Circular

Situada no primeiro cruzamento da Calçada do Lorena com o “Caminhos do Mar”, no km 46, a construção em alvenaria de pedras e tijolos do Belvedere Circular, ou “Pouso Circular”, era outro ponto de parada e mirante da paisagem local no trajeto da Serra.

 Rancho da Maioridade

Ponto de descanso e reabastecimento durante a viagem entre São Paulo e Santos no km 47, seu nome é alusivo a Estrada da Maioridade, construída entre 1841 e 1846. Um painel de azulejos ilustra a subida da Serra por figuras políticas do século XIX.

 Padrão do Lorena

Erigido em homenagem a Bernardo José Maria de Lorena, governador-geral da extinta Capitania de São Paulo, no km 47,2. O memorial contempla um medalhão em azulejos retratando Bernardo de Lorena. Os painéis de azulejaria laterais ilustram cenas do século XVIII, como tropeiros e mulas carregando mercadorias.

Pontilhão da Raiz da Serra
Originalmente marcava o início da subida da Serra. Localizado no km 51, possui placa comemorativa sobre a finalização da pavimentação em concreto do “Caminho do Mar”, em 1925, no governo de Carlos de Campos.

Cruzeiro Quinhentista
Marca o início da transposição da serra entre o planalto e o litoral, alusivo à chegada dos Portugueses no litoral e as primeiras vias de ligação entre este e o planalto paulista.

Rodovia SP-148, estrada Caminho do Mar, km 42 ao km 51
Funcionamento do roteiro: terça a domingo, das 9h às 16h.
www.energiaesaneamento.org.br

Centro Histórico de Santos

O Centro Histórico de Santos é um importante acervo histórico do país, composto por edifícios e monumentos que representam os diferentes períodos de nossa história. Desde a sua fundação, em 1545, até meados do século XIX, Santos teve um lento ritmo de crescimento, mantendo por dois séculos a mesma estrutura física e urbana. A partir de 1850, com a chegada do café no estado de São Paulo e, principalmente, com a inauguração da ferrovia São Paulo Railway, em 1867, Santos entra em um forte processo de desenvolvimento econômico, que se prolonga por cem anos, até meados de 1967. É nessa fase que se concentra a construção de seu rico patrimônio histórico. Após esse período, o desenvolvimento comercial de Santos desloca-se para outras regiões da cidade, levando o Centro a uma longa fase de estagnação, não de todo negativa, pois foi o principal fator da preservação de casarões e palácios construídos na era áurea do café.

Clique aqui e baixe o roteiro em PDF. Centro Histórico de Santos – Roteiro a pé

PERCORRENDO O CENTRO HISTÓRICO DE BONDE
Não há modo mais pitoresco de conhecer o centro histórico do que de bonde, um elétrico original, de 1920, que circula pelas ruas entre histórias de motorneiros e cobradores. O ponto inicial do passeio é na Praça Mauá, coração do centro histórico. A partir dali, segue pelas ruas General Câmara, do Comércio, Largo Marquês de Monte Alegre, Rua Tuiuti, Pça Barão do Rio Branco, Rua Cidade de Toledo, retornando à Praça Mauá. No percurso, inúmeros edifícios históricos e atrações turísticas dão aos passageiros a impressão de que o bonde é uma verdadeira máquina do tempo.
Bonde Turístico de Santos
 
 
                                                                                                                                   Veja Postais Antigos
1857 – Trapiches do Consulado
1860 – Praça dos Andradas
1860 – Rua XV de Novembro
1865 – Estação do Valongo
1878 – Porto do Consulado
1880 – Estação do Valongo
1890 – Tela de Benedito Calixto
1895 – Rua XV e antiga matriz
1898 – Rua do Comércio
1900 – Lgo do Rosario
1900 – Rua Brás Cubas
1900 – Praça Mauá
1900 – Antiga Alfândega
1902 – Fonte do Itororó
1902 – Praça da República
1902 – Praça Rui Barbosa
1904 – Santa Casa – fachada
1904 – Rua XV de Novembro
1907 – Rua Riachuelo x Rua Tuiuti
1909 – Quadra Mauá
1910 – Cais do Valongo
1911 – Praça da República
1911 – Praça da República
1912 – Bairro do Valongo
1915 – Theatro Guarany
1917 – Praça dos Andradas
1919 – Cais do Valongo
1920 – Rua XV de Novembro
1922 – Praça Rui Barbosa
1927 – Santa Casa do alto
1927 – Rua XV e a Bolsa de Café
1930 – Vista aérea, Bolsa e adjacências
1930 – Centro Histórico – foto aérea
1930 – Praça Mauá
1931 – Correios e Telegraphos
1934 – Praca Rui Barbosa
1935 – Centro e Paquetá – foto aérea
1939 – Praça Mauá
1940 – Praça da República
1940 – Teatro Coliseu
1944 – Praça Rui Barbosa

– Passeio pela avenida Beira-mar.

 
 
Quando: 16/03/2014 – Domingo
Ida: saindo as 07h da manhã no Grupo Imagem – Rua Julio Hanser, 140, Jardim Faculdade, Sorocaba, SP- Prédio do Sindicato dos Metalúrgicos (Próximo a Rodoviária)
Volta: saida de Santos as 17h
Custo: R$ 100,00  por pessoa.
Incluso: Monitores, Transporte  e água na Van.

 

FORMA DE PAGAMENTO:

O pagamento da reserva irá garantir sua vaga. Escolha abaixo a melhor forma:

 1) Pessoalmente no Grupo Imagem – Rua Hortencio Piaya martinez, 110 – Jardim Prestes de Barros – 18021-250 – Sorocaba, SP
2) Por depósito ou DOC em nossa conta bancária: Bradesco – Ag. 0152-0 – C/C 150.366-9 – Edson Cortez Souza – CPF: 311.241.108-01 ou
3) Através de cheque, que poderá ser retirado em sua residência ou local de trabalho.
 

 Reserva:

A confirmação de reserva só se dá após o pagamento e o envio de comprovante por e-mail:cursos@grupoimagem.org.br.

Horário : – Máximo 15 minutos de tolerância para a partida .

Monitor:

Edeson Souza – Fotógrafo, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, um dos fundadores e presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, membro da Fototech, Participou e participa de Exposições fotográfica, coletivas e indivíduos, estudou entre outras na FCAD CEUNSP, Escola Panamericana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak. Na área da fotografia digital Participou de cursos e workshops com mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Newton Medeiros, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente de Congressos, Conferencias, seminários, feiras, workshops, cursos e encontros sobre fotografia e demais eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNITEM, FUNDEC, SESC, OSE COC, Fundação Casa, Oficina Cultural Grande Otelo, empresas, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de Eventos, Publicidade, Estúdio e Social

Mais Informações :

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba
1 – Rua Julio Hanser , 140 – 3 º andar – (Próximo Rodoviária ) – 18030-320 – Sorocaba – SP
2 – Rua Hortencio Piaya martinez, 110 – Jardim Prestes de Barros – 18021-250 – Sorocaba, SP
www.grupoimagem.org.br    –  cursos@grupoimagem.org.br
15-3227-2099 -15- 3346-2099
 

 Preencha o formulário e inscreva-se.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seus telefones (obrigatório)

Assunto (obrigatório)
Inscriçãoinformações

Marca e modelo de sua câmera

 
                                                                                                                             Fotos do passeio em 31/07/2004
 
Santos 099 Santos 094 Santos 093 Santos 089 Santos 081 Santos 080 Santos 071 Santos 044-Editar Santos 044 Santos 022 Santos 020 Santos 015 Santos_0171 Santos_0132 Santos_0093 Santos_0085 Santos_0071 Santos 276 Santos 262 Santos 220 Santos 219 Santos 216 Santos 215 Santos 213 Santos 206 Santos 190 Santos 158 Santos 151 Santos 142 Santos 141 Santos 139 Santos 137 Santos 102 Santos 100 Santos 102 Santos 100 Santos 099 Santos 094 Caminho do Mar Caminho do Mar
email

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Programação primeiro semestre de 2014 | Grupo Imagem - […] Saída Fotográfica – Caminhos do Mar […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *