Oficina de Vídeo “Melhor Idade” – Gratuito

Para se inscrever preencha o formulário do final da página.

Oficina de Fotografia Melhor Idade

O Brasil está envelhecendo. A cada dia aumenta o número de cidadãos preocupados com a saúde física, mental e cultural do idoso, reivindicando mais espaço na sociedade. Por outro lado, as transformações advindas do avanço tecnológico trouxeram uma expectativa de vida superior àquela esperada por muitos.

Hoje em dia os idosos mantêm uma velhice ativa, independente e autônoma, trabalhando, tendo um grupo de amigos, dançando em bailes e fazendo atividade física, excursões, cursos e oficinas.

Do estatuto do Idoso

“Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.”

Este oficina visa possibilitar ao idoso o conhecimento de técnicas e da arte de filmar e ditar Vídeo, através de dinâmicas de grupo. A proposta é produzir pequenos vídeos a partir de trabalho de pesquisa sobre música e poesia, através das imagens de vídeo, criando uma nova percepção da vida, dos detalhes cotidianos, mostrando que as imagens no Vídeo tem o poder de despertar vida e desenvolver a sensibilidade, potencializando o belo”, recuperar a auto-estima, a vontade de estar junto das pessoas, conhecerem outras pessoas e até mesmo acabar com a depressão.

Para encerrar a Oficina os alunos organizarão um vídeo que será publicado aqui e em outros meios, em mais um trabalho cujo “pano de fundo” é a alegria de realizar, criar e expressar.

O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba contribui para que se estabeleça uma nova visão do potencial criativo e de expressão do homem. Além disso, recupera um valor caro aos nossos antepassados (a experiência de vida adquirida com a idade), e descarta um dos maiores equívocos do século que se foi: considerar a chamada “terceira idade” como fase da vida marcada pela improdutividade e isolamento.

Em geral, os idosos são registrado por filhos, netos, bisnetos e vão parar nos vídeos. Mas para os participantes da Oficina de Vídeo “Melhor Idade” , a situação é diferente: são eles que registram a família. “Eles invertem o processo. Em vez de serem registrados passivamente, eles passam a registrar, a produzir a imagem em vídeo. Os idosos usam a experiência interior acumulada para poder, utilizando as técnicas de vídeo, colocar as idéias na em seus vídeos”.

 

Dia da semana: Sexta-feira  
Horário:  09h as 10:30h
Custo: Gratuito.
Idade: a partir de 55 anos
Inicio: 24/01/2014
 
O pagamento da reserva irá garantir sua vaga no curso. Escolha abaixo a melhor forma:

1) Pessoalmente no Grupo Imagem – Rua Julio Hanser, 140 – 3º Andar (Próx. A rodoviária) – Sorocaba-SP.
2) Por depósito ou DOC em nossa conta bancária: Bradesco – Ag. 0152-0 – C/C 150.366-9 – Edson Cortez Souza – CPF: 311.241.108-01 ou
3) Através de cheque, que poderá ser retirado em sua residência ou local de trabalho.

 Reserva:

A confirmação de reserva só se dá após o pagamento e o envio de comprovante por e-mail: cursos@grupoimagem.org.br.

Horário: – Máximo 15 minutos de tolerância para o inicio da aula.

Direito Autoral:

De acordo com a Lei de n° 9610/98 de Direito Autoral, não use comercialmente das imagens realizadas em aula, sem a autorização por escrito do(s) modelo(s). Evite imprevistos.

Acompanhantes:

Não será permitida a permanência de acompanhantes.

Professor:

Edeson Souza –  Fotógrafo, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, um dos fundadores e presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, membro da Fototech, Participou e participa de Exposições fotográfica, coletivas e indivíduos, estudou entre outras na FCAD CEUNSP, Escola Panamericana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak. Na área da fotografia digital Participou de cursos e workshops com mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Newton Medeiros, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente de Congressos, Conferencias, seminários, feiras, workshops, cursos e encontros sobre fotografia e demais eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNITEM, FUNDEC, SESC, OSE COC, Fundação Casa, Oficina Cultural Grande Otelo, empresas, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de Eventos, Publicidade, Estúdio e Social

 

Mais informações:

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

Rua Julio Hanser, 140 – 3º andar – Próximo a rodoviária) -18030-320 – Sorocaba – SP
Rua Hortencio Piaya Martinez, 110 – Jardim Prestes de Barros – 18021-250 – Sorocaba, SP
Fones:  15 3227-2099 – 15-3346-2099 e 15- 8114-0891
www.grupoimagem.org.br  – cursos@grupoimagem.org.br

Inscrição: Preencha o formulário abaixo

 Formulário de Inscrição

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seus telefones (obrigatório)

Assunto (obrigatório)
Inscriçãoinformações

Marca e modelo de Camera

 

email

1 comentário

  1. Luis Soares Camargo /

    Ja conheça ai”
    Pessoal educado muito bem mesmo”

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cursos de Fotografia janeiro de 2014 | Grupo Imagem - […] Hoje em dia os idosos mantêm uma velhice ativa, independente e autônoma, trabalhando, tendo um grupo de amigos, dançando…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *