Oficina de Fotografia “Melhor Idade” – Iniciantes

24/03/2015- Oficina de Fotografia “Melhor Idade”

Oficina de Fotografia Melhor Idade

Oficina de Fotografia na Melhor Idade – Para se inscrever preencha o formulário do final da página.

O Brasil está envelhecendo. A cada dia aumenta o número de cidadãos preocupados com a saúde física, mental e cultural do idoso, reivindicando mais espaço na sociedade. Por outro lado, as transformações advindas do avanço tecnológico trouxeram uma expectativa de vida superior àquela esperada por muitos.

Hoje em dia os idosos mantêm uma velhice ativa, independente e autônoma, trabalhando, tendo um grupo de amigos, dançando em bailes e fazendo atividade física, excursões, cursos e oficinas.

Do estatuto do Idoso

“Art. 2o O idoso goza de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhe, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, para preservação de sua saúde física e mental e seu aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social, em condições de liberdade e dignidade.”

Este oficina visa possibilitar ao idoso o conhecimento de técnicas e da arte fotográfica, através de dinâmicas de grupo. A proposta é produzir fotografias a partir de trabalho de pesquisa sobre suas profissões exercidas, através das fotografias de seus arquivos criando uma nova percepção da vida, dos detalhes cotidianos, mostrando que a fotografia tem o poder de despertar vida e desenvolver a sensibilidade, potencializando o belo”, recuperar a auto-estima, a vontade de estar junto das pessoas, conhecerem outras pessoas e até mesmo acabar com a depressão.

Para encerrar a Oficina os alunos organizarão uma exposição de fotos, em mais um trabalho cujo “pano de fundo” é a alegria de realizar, criar e expressar.

O Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba contribui para que se estabeleça uma nova visão do potencial criativo e de expressão do homem. Além disso, recupera um valor caro aos nossos antepassados (a experiência de vida adquirida com a idade), e descarta um dos maiores equívocos do século que se foi: considerar a chamada “terceira idade” como fase da vida marcada pela improdutividade e isolamento.

Em geral, os idosos são fotografados por filhos, netos, bisnetos e vão parar nos álbuns e porta-retratos. Mas para os participantes da Oficina de Fotografia na Melhor Idade, a situação é diferente: são eles que fotografam a família. “Eles invertem o processo. Em vez de serem fotografados passivamente, eles passam a fotografar, a produzir a imagem. Os idosos usam a experiência interior acumulada para poder, utilizando as técnicas fotográficas, colocar as idéias na fotografia”.

Apoio: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região e AMASO – Associação dos Metalúrgicos Aposentados

 

 

Dia da semana: Terça – Feira   
Horário:  15:30h as 17:00h
Custo: Gratuito.
Idade: a partir de 55 anos
Inicio: 24/03/2015
Taxa de Inscrição: R$ 50,00
PagSeguro em até 06 parcelas sem juros.
Aceitamos pagamentos com Cartão de crédito: Visa Electron, Visa, MasterCard, Maestro, Banri Compras, Cabal.
                 

Inscrição: Preencha o formulário no final da página

 

TURMA DE TERÇA-FEIRA

24/03 Aula Teórica Definição Fotografia + Partes da Câmera
31/03 Aula Prática 1 Regra dos Terços
07/04 Aula Prática 2 Enquadramento de Pessoas e Objetos
14/04 Aula Teórica Linguagem Fotográfica
28/04 Passeio Zoológico Quinzinho de Barros
05/05 Aula Teórica Diafragma, Obturador e ISO
12/05 Aula Prática 3 Conhecendo os Ícones da Câmera (compacta e DSLR)
19/05 Aula Prática 4 Aula de Estúdio
26/05 Passeio Palácio dos Tropeiros (Prefeitura)
02/06 Bate-Papo Convidado

 

Coordenador:
Rodrigo Moura – Fotógrafo, videomaker, professor de fotografia, membro do Grupo Imagem – Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, iniciou na fotografia profissional, filmagem e edição de vídeos através dos cursos do fotógrafo Edeson Souza. Além de atuar na área de eventos sociais, seu curriculum conta com cinco exposições autorias de fotografia de Fine Art: “Cenas da Vida em Foco – 2010”, “Luz, Sombra e Formas – 2011”, “O Sabor da Maturidade – 2012”, “Gynoid – 2014” e “Technique – 2014”; fez fotos publicitárias para shows e espetáculos teatrais, entre eles “Lá lá Iá” da cantora Márcia Mah, “Guerras do Alecrim e Manjerona”,  “Cantata de Natal na Estação Ferroviária”, “Cantata de Natal no Mosteiro”, “Era uma Vez um Dente Perfeito” e “As Ofélias”; arte e fotos para capas de CDs, como “Só Quero Chocolate” da cantora mirim Bia, “Vai Um Sorriso Aí?” de Luã Duarte e “Quero Ouvir Estrelas” de Oswaldo Biancardi. Como videomaker fez vídeo clips para Márcia Mah, Oswaldo Biancardi e o Grupo Coesão Poética.
Cel: 98148-1283

 

 

 

Preencha e envie o formulário abaixo para se inscrever.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seus telefones (obrigatório)

Assunto (obrigatório)
InscriçãoInformações

Marca e modelo de Camera

 

email

8 comentários

  1. jose rodrigues dos santos /

    tenho 53 anos gostaria de fazer o curso de fotografia tenho uma maquina da fuji quero aprender tirar fotos desde ja agradeço

  2. Maria Antônia Canavezi Scarpa /

    Quem puder se inscreva rapidinho, eu recomendo, é muito bom. Agradeço mais esta oportunidade.

  3. Quero aprender a tirar fotos,pois tenho uma de fotografia que não sei lidar com ela, agradeço desde de já

    • Edeson Souza /

      Nilza, Temos varios cursos, oficinas, workshops e palestras, muitos deles gratuitos. Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão” para pessoas de 10 a 17 anos, Oficina de Fotografia “Melhor Idade” para pessoas com mais de 55 anos, de 15 em 15 dias workshop, todos gratuitos, temos cursos VIP e de turma que são pagos, veja nossa programação em http://www.grupoimagem.org.br/cursos.

  4. Paula /

    Gostaria de saber quando iniciará uma nova turma para a melhor idade???

  5. Gostaria de material para dar aulas de fotografia para terceira idade…temod um grupo de diabéticos e hipertensos em Fortaleza – Ceará
    Sou da Associação do diabéticos e hipertensos de Fortaleza

  6. Amalu /

    Poderia me informar datas de workshop? Estou tentando aprender e laço (busco) toda informação que aparece. Estou aguardando o curso de terceira idade pois faço parte dessa fase. Ele sempre é em terça feira ou pode mudar o dia da semana?

Trackbacks/Pingbacks

  1. Cursos de Fotografia janeiro de 2014 | Grupo Imagem - […] Hoje em dia os idosos mantêm uma velhice ativa, independente e autônoma, trabalhando, tendo um grupo de amigos, dançando…
  2. Agenda de Cursos | Grupo Imagem - […] Oficina de Fotografia “Melhor Idade” […]
  3. DEPOIMENTOS « Fotógrafo Edeson Souza - […] Enviado em 05/01/2014 as 20:02 […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *