Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão”

Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão” GRATUITA

Oficina de Fotografia Jovem Cidadão

Para se inscrever, preencha e envie o formulário no final dessa página.

Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais. Entendo a fotografia como um importante apoio pedagógico para melhorar a qualidade de ensino, auxiliando a compreensão de matérias do currículo escolar como na História, Geografia, Física, Química, Matemática, etc.

Os exercícios desta oficina serão compostos de leitura, construção de imagens e palavras que desenvolvem a linguagem pessoal do educando, auxiliando-o na comunicação com o mundo externo.

A fotografia pode ser um veículo de ancoragem no mundo concreto para indivíduos “desligados” e sem interesse pela realidade imediata, promovendo o ser social. Fotografar pode também tornar mais fácil a assimilação de conceitos, como tempo e espaço, os vilões da juventude.

Nas crianças inseguras, o ato de fotografar e possuir um objeto palpável do mundo que a cerca (foto no papel), pode gerar a sensação de soberania e domínio sobre a realidade, mediante a qual ela se sente muitas vezes impotente.

Finalmente, considero a Fotografia um construtor de qualidades indispensáveis na formação de personalidades sadias, como por exemplo, a observação, o poder de decisão, a criatividade, etc.

Baseada nestes conceitos, e considerando a importância das imagens em nosso cotidiano, e na assimilação de qualquer aprendizado, proponho uma série de exercícios que foram coletados ao longo anos de experiência nas áreas de Fotografia e Educação.

METODOLOGIA:

  1. Inicio com exercício para aquecimento, sensibilização do grupo e desbloqueio da criatividade.
  2. Introdução breve da história da fotografia.
  3. Conceitos Básicos da Fotografia;
  4. Funcionamento e Uso da Câmera;
  5. Modos de Fotometria;
  6. Noções de enquadramento e composição;
  7. Tipo de objetivas;
  8. Fotômetro – Modos de medir a luz ambiente;
  9. Foco – modos de foco;
  10. WB – Balanço de Branco;
  11. Linguagem Fotográfica;
  12. Leitura de Imagem;
  13. Estudo de Referências.

TEMAS:

 Pelas experiências, o ideal seria seguir esta ordem:

  1. Iniciar com temas de expressão pessoal, com focalização no eu.
  2. Ex.: Auto-retrato, símbolos pessoais, minhas coisas, meu quarto, meus amigos, etc.
  3. Temas que estimulem fantasias pessoais ou personagens.
  4. Ex.: Histórias e novelas – sequências fotográficas
  5. Nesta etapa sugiro temas sobre a família
  6. Ex.: Álbum de família com histórias antigas até atual, o cotidiano da família, o trabalho dos pais, irmãos, etc.
  7. Finalmente trabalho sobre a comunidade, com pesquisa e registro da microcultura em que vivem.
  8. Estes temas são ideais para trabalhos em equipe, e para a utilização conjunta com palavras, simulando, por exemplo, o Fotojornalismo e/ou a Etnofotografia. Ex.: “O Bairro” focalizando a arquitetura, a etnia, o comércio, os costumes, “a Escola”, etc.
  9. Possibilitar a oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolva suas aptidões culturais e artísticas.
  10. Integrar nossos jovens a sociedade, através da fotografia, que pode vir a ser um veiculo de ancoragem no mundo concreto, para crianças “desligadas” e sem interesse pela realidade, promovendo o ser social.
  11. Melhorar o relacionamento com a família, pois através dos exercícios com temas de expressão pessoal, com focalização no eu, como por exemplo, álbum de família com histórias antigas até o momento atual.
  12. Dar apoio pedagógico para a melhora na qualidade de ensino, auxiliando na compreensão de matérias como a História, Geografia, Física, Química, Matemática, etc.
  13. A Oficina proporcionará o desenvolvimento das qualidades como: a observação, a sensibilidade, a percepção, o poder de decisão, a criatividade, a objetividade, o espírito de equipe, a integração com o meio ambiente, etc.
  14. Resgatar nossa história e memória através dos trabalhos, desenvolvidos com pesquisas

DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

  •  ART. 4 – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.
  • Art. 53 – A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.
  • Art. 58 – No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.
  • Art. 59 – Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Apoio: Matrix Digital

 Temos duas turmas distintas, favor escolher ao preencher o formulário no final da página.

TURMA DE QUARTA-FEIRA
Carga Horária: 18 horas
Quantidade de aulas: 06 aulas
Duração da aula: 03 horas
Nível: Básico
DIAS DA SEMANA: Quarta-feira: das 14h às 17h
INÍCIO: 18 de outubro de 2017
CUSTO: Doação voluntária
Número máximo: 20 alunos
Idade: de 10 a 17 anos
Local: Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

Rua Jouberte Wey, 42 – Jardim Vergueiro – Sorocaba – SP

 Edeson Souza –  Fotógrafo, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, fundador e atual presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, participou de diversas exposições de fotografias, coletivas e individuais, estudou entre outras na Escola Pan-americana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak, na área da fotografia digital participou de cursos e workshops com os mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Ricardo Pagemaker, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente do Congresso Brasileiro de Fotografia, Congresso Paulista de Fotografia, Photoshop Conference, Fototech, Confederação Brasileira de Fotografia, feiras e eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNIT, FUNDEC, SESC, Oficina Cultural Grande Otelo, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de eventos, publicidade, retratos e social.

TURMA DE FINAIS DE SEMANA
Carga Horária: 12 horas
Quantidade de aulas: 04 aulas
Duração da aula: 03 horas
Nível: Básico
DIAS DA SEMANA: Sábado e Domingo: das 9h as 12h
INÍCIO: 21 de outubro de 2017
Custo: Doação voluntária
Número máximo: 20 alunos
Idade: de 10 a 17 anos
Local: Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

Rua Jouberte Wey, 42 – Jardim Vergueiro – Sorocaba – SP

Coordenadora: Paula Mariane, 20 anos

Paula MarianeFotógrafa há 6 anos, estudante de Jornalismo na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas). Coordenadora e professora de fotografia no Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba. Neste mesmo núcleo realiza o “Oficina de Fotografia Jovem Cidadão”, curso voltado para jovens de 10 a 17 anos, onde já formou mais de 250 jovens. Estagiária de Comunicação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Lecionou no Núcleo Municipal de Fotografia, promovido pela Prefeitura Municipal de Votorantim em 2016. Apaixonada por fotojornalismo e fotografia documental. Teve duas fotos selecionadas entre as 50 melhores no Sony World Photography Awards 2016 na categoria Retrato. Já realizou diversas exposições na região e conta com um espaço permanente no Museu Municipal de Fartura/SP. Atualmente, trabalha no projeto fotográfico “Laços de Honra – O outro lado do Exército”, no qual busca retratar a trajetória do oficial combatente do Exército Brasileiro.

 

www.linkedin.com/in/paulamariane/
http://paulamariane.com.br/blog/
www.instagram.com/paulamarianephoto

Preencha e envie o formulário abaixo para se inscrever.

Precisamos de sua doação para ajudar na manutenção do Grupo Imagem.



Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seus telefones (obrigatório)

Assunto (obrigatório)
Quarta-feirafinal de semana

Marca e modelo de Camera

email

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão” | Fotógrafo Edeson Souza - [...]  http://grupoimagem.org.br/oficina-de-fotografia-jovem-cidadao/ [...]
  2. Cursos de Fotografia e Vídeo com início em janeiro/2014 | Fotógrafo Edeson Souza - […] OFICINA DE FOTOGRAFIA “JOVEM CIDADÃO” […]
  3. Cursos de Fotografia Especial de Férias | Grupo Imagem - […] Baseada nestes conceitos, e considerando a importância das imagens em nosso cotidiano, e na assimilação de qualquer aprendizado, proponho…
  4. Cursos, Oficinas e Workshops sobre Fotografia e Vídeo em janeiro de 2014 | Fotógrafo Edeson Souza - […] Baseada nestes conceitos, e considerando a importância das imagens em nosso cotidiano, e na assimilação de qualquer aprendizado, proponho…
  5. Agenda de Cursos | Grupo Imagem - […] Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão” […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *