Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão”

21/08/2015 – Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão”

Oficina de Fotografia Jovem Cidadão

Para se inscrever, preencha e envie o formulário no final dessa página.

No dia 21 de agosto 2015 as 15h inicia a nova fase do projeto na sede do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, Rua Julio Hanser, 140, 3º andar, Jardim Faculdade, Sorocaba, SP. (Próximo a rodoviária) veja mais detalhes, “Clicando” o mundo para tornar-se um cidadão”Foi através da fotografia que o homem encontrou uma das formas mais perfeitas e práticas para gravar e reproduzir suas manifestações culturais. Entendo a fotografia como um importante apoio pedagógico para melhorar a qualidade de ensino, auxiliando a compreensão de matérias do currículo escolar como na História, Geografia, Física, Química, Matemática, etc.

Os exercícios desta oficina serão compostos de leitura, construção de imagens e palavras que desenvolvem a linguagem pessoal do educando, auxiliando-o na comunicação com o mundo externo.

A fotografia pode ser um veículo de ancoragem no mundo concreto para indivíduos “desligados” e sem interesse pela realidade imediata, promovendo o ser social. Fotografar pode também tornar mais fácil a assimilação de conceitos, como tempo e espaço, os vilões da juventude.

Nas crianças inseguras, o ato de fotografar e possuir um objeto palpável do mundo que a cerca (foto no papel), pode gerar a sensação de soberania e domínio sobre a realidade, mediante a qual ela se sente muitas vezes impotente.

Finalmente, considero a Fotografia um construtor de qualidades indispensáveis na formação de personalidades sadias, como por exemplo, a observação, o poder de decisão, a criatividade, etc.

Baseada nestes conceitos, e considerando a importância das imagens em nosso cotidiano, e na assimilação de qualquer aprendizado, proponho uma série de exercícios que foram coletados ao longo anos de experiência nas áreas de Fotografia e Educação.

 

METODOLOGIA:

1        Inicio com exercício para aquecimento, sensibilização do grupo e desbloqueio da criatividade.

2        Introdução breve da história da fotografia.

3        Introdução ao processo fotográfico: óptico, físico e químico.

4        Linguagem fotográfica, o alfabeto visual (com leitura de imagens).

5        Exercícios práticos.

 

TEMAS:

 

Pelas experiências, o ideal seria seguir esta ordem:

1        Iniciar com temas de expressão pessoal, com focalização no eu.

2        Ex.: Auto-retrato, símbolos pessoais, minhas coisas, meu quarto, meus amigos, etc.

3        Temas que estimulem fantasias pessoais ou personagens.

4        Ex.: Histórias e novelas – seqüências fotográficas

5        Nesta etapa sugiro temas sobre a família

6        Ex.: Álbum de família com histórias antigas até atual, o cotidiano da família, o trabalho dos pais, irmãos, etc.

7        Finalmente trabalho sobre a comunidade, com pesquisa e registro da microcultura em que vivem.

8        Estes temas são ideais para trabalhos em equipe, e para a utilização conjunta com palavras, simulando, por exemplo, o Fotojornalismo e/ou a Etnofotografia. Ex.: “O Bairro” focalizando a arquitetura, a etnia, o comércio, os costumes, “a Escola”, etc.

9        Possibilitar a oportunidade para que crianças e adolescentes desenvolva suas aptidões culturais e artísticas.

10    Integrar nossos jovens a sociedade, através da fotografia, que pode vir a ser um veiculo de ancoragem no mundo concreto, para crianças “desligadas” e sem interesse pela realidade, promovendo o ser social.

11    Melhorar o relacionamento com a família, pois através dos exercícios com temas de expressão pessoal, com focalização no eu, como por exemplo, álbum de família com histórias antigas até o momento atual.

12    Dar apoio pedagógico para a melhora na qualidade de ensino, auxiliando na compreensão de matérias como a História, Geografia, Física, Química, Matemática, etc.

13    A Oficina proporcionará o desenvolvimento das qualidades como: a observação, a sensibilidade, a percepção, o poder de decisão, a criatividade, a objetividade, o espírito de equipe, a integração com o meio ambiente, etc.

14    Resgatar nossa história e memória através dos trabalhos, desenvolvidos com pesquisas

O resultado dos trabalhos será exposto no Espaço Cultural Mantovani, nos sites www.grupoimagem.org.br ewww.smetal.org.br, podendo tornar-se itinerante.

 

DO ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

ART. 4 – É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do Poder Público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária.

Art. 53 – A criança e o adolescente têm direito à educação, visando ao pleno desenvolvimento de sua pessoa, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho.

Art. 58 – No processo educacional respeitar-se-ão os valores culturais, artísticos e históricos próprios do contexto social da criança e do adolescente, garantindo-se a estes a liberdade de criação e o acesso às fontes de cultura.

Art. 59 – Os Municípios, com apoio dos Estados e da União, estimularão e facilitarão a destinação de recursos e espaços para programações culturais, esportivas e de lazer voltadas para a infância e a juventude.

Apoio: Sindicato dos Metalúrgicos de Sorocaba e Região

 

Idade: de 10 a 17 anos

Vagas: 20 alunos

Custo: Gratuito

Dia: veja calendário abaixo

Horário:  Sexta-Feira das 15h as 16:30h

INICIO: 21/08/2015

TAXA DE INSCRIÇÃO: R$ 25,00

 

AULA DESCRIÇÃO
1ª aula Inscrição, apresentações, fotografar todos os inscritos em estúdio, explicar como será o curso, responder um questionário,
2ª aula A Câmera Fotográfica: Existem componentes básicos que todas as câmeras possuem, não importando se são digitais, analógicas, simples… e conhecendo-os, você poderá dominar melhor o equipamento. Para explicarmos cada um deles, iremos fazer um passeio através das partes mais importantes, seguindo o caminho que a luz percorre ao entrar na nossa câmera.
3ª aula Fotografia Digital – Fotografia tirada com uma câmera digital ou outro dispositivo móvel com câmera, resultando num arquivo de computador que pode ser editado, impresso, enviado por e-mail ou armazenado em websites ou em dispositivos de armazenamento digital. Dispensa, assim, o processo de revelação. A visualização da imagem pode ser feita no ato, através dos recursos da câmera digital (normalmente, uma tela de LCD), e a manipulação da imagem pode ser feita em um computador, usando-se softwares editores de imagem como o Lightroom, Photoshop, GIMP, entre outros.
4ª aula Aula Prática – No Parque da Biquinha – Os alunos irão praticar a arte de fotografar acompanhado dos monitores
5ª aula Análise de Fotos – Cada aluno deverá trazer 05 fotos para análise que será feito usando o Lightroom
6ª aula Linguagem Fotográfica – Por trás de cada fotografia deveria existir um motivo suficiente para justificá-la. Essa afirmação é mais importante do que talvez se acredite, pois antes de tirar uma determinada foto, o fotógrafo não deve dispensar uma compreensão integral dos motivos que o levaram a fazer esta ou aquela fotografia. O fotógrafo deve ter consciência plena de seu ato antes de apertar o botão. Podemos afirmar que não basta competência técnica para a realização de boas fotografias, é imprescindível ter consciência. Pense primeiro, fotografe depois.Ao fotografarmos pessoas, objetos ou qualquer assunto, não estamos necessariamente registrando a verdade sobre ele, e sim nossa opinião sobre o assunto, nossa forma de ver o mundo. Um bom fotógrafo coloca sua marca e seu estilo em tudo aquilo que por ele for fotografado.A fotografia, assim como a música, a poesia, a pintura, a dança, etc., é um meio de expressão do indivíduo; como tal tem linguagem própria. Seus elementos podem ser manipulados pelo estudo e pesquisa ou própria intuição do fotógrafo. Um bom domínio dos elementos da linguagem fotográfica, assim como das questões técnicas e do equipamento, são as garantias que nos permitem concretizar a realização da fotografia desejada.Elementos da Linguagem FotográficaComo forma de orientar o estudo da fotografia, descrevemos a seguir alguns elementos da linguagem fotográfica e suas finalidades:ComposiçãoPonto de VistaPlanosPerspectivaCâmera AltaCâmera baixaLuzTexturaLinhas e formas, os desenhosFoco e Profundidade de CampoMovimentoPersonagem PrincipalSimplicidadeRegra dos Terços – “Fuja do centro do retângulo”EstiloCoresLinhasFusãoReferenciaVertical X HorizontalFusãoSentido de leitura
7ª Aula Aula Prática – Parque Campolim – Os alunos irão praticar a arte de fotografar acompanhado dos monitores
8ª aula Análise de Fotos – Cada aluno deverá trazer 05 fotos para análise – Serão analisados todos os conceitos da aula de linguagem fotográfica.
9ª aula Organização e tratamento de Imagens – com o Adobe Photoshop Lightroom  – Irá ajuda a valorizar ao máximo sua fotografia, esteja você aperfeiçoando uma imagem, processando centenas ou organizando milhares. Crie imagens maravilhosas para mostrar ao seu público. Teste sem medo as ferramentas mais modernas de edição não destrutivas. Gerencie facilmente todas as suas imagens. E exiba seu trabalho em elegantes layouts de impressão, apresentações de slides e galerias na Web, como também em sites conhecidos de compartilhamento de fotos como o facebook. Tudo em um aplicativo rápido e intuitivo
10ª aula Encerramento do Curso – Tira dúvidas – Entrega de certificados apresentação de todas as fotos analisadas durante o curso e confraternização

 

Paula MarianeCoordenadora: Paula Mariane, 18 anos

 

Iniciou seus estudos fotográficos com 14 anos, atualmente trabalha como coordenadora e professora no Núcleo de Fotografia e Vídeo Grupo Imagem, de Sorocaba – SP. Estudante de Jornalismo pela PUC-Campinas, realiza trabalho voluntário há 3 anos na “Oficina de Fotografia Jovem Cidadão”, ministrando aulas de fotografia para jovens de 10 a 17 anos. Além dos cursos regulares, já realizou diversas exposições fotográficas e conta com um espaço permanente no Museu Municipal de Fartura/SP. Autodidata em fotografia de rua e retratos.

 

 

 

Preencha e envie o formulário abaixo para se inscrever.

Seu nome (obrigatório)

Seu e-mail (obrigatório)

Seus telefones (obrigatório)

Assunto (obrigatório)
Inscriçãoinformações

Marca e modelo de Camera

email

Nenhum comentário

Trackbacks/Pingbacks

  1. Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão” | Fotógrafo Edeson Souza - [...]  http://grupoimagem.org.br/oficina-de-fotografia-jovem-cidadao/ [...]
  2. Cursos de Fotografia e Vídeo com início em janeiro/2014 | Fotógrafo Edeson Souza - […] OFICINA DE FOTOGRAFIA “JOVEM CIDADÃO” […]
  3. Cursos de Fotografia Especial de Férias | Grupo Imagem - […] Baseada nestes conceitos, e considerando a importância das imagens em nosso cotidiano, e na assimilação de qualquer aprendizado, proponho…
  4. Cursos, Oficinas e Workshops sobre Fotografia e Vídeo em janeiro de 2014 | Fotógrafo Edeson Souza - […] Baseada nestes conceitos, e considerando a importância das imagens em nosso cotidiano, e na assimilação de qualquer aprendizado, proponho…
  5. Agenda de Cursos | Grupo Imagem - […] Oficina de Fotografia “Jovem Cidadão” […]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *