Oficina de Fotografia Gratuita

Secultur está com inscrições abertas para Oficina Gratuita de Fotografia

ESGOTADOS AS VAGAS

oficina-gratuita-fotografia

O curso básico será ministrado pelo fotógrafo Edeson Souza, no dia 16, e estão abertas 30 vagas para interessados.

Noção de fotografia, história, partes da câmera e linguagem fotográfica são alguns dos tópicos que serão abordados na Oficina Gratuita de Fotografia, que acontece no próximo dia 16 (quarta-feira), na Casa do Turista (Avenida Afonso Vergueiro, 310). O curso, que será ministrado pelo fotógrafo Edeson Souza tem 30 vagas e é uma realização da Secretaria de Cultura e Turismo de Sorocaba (Secultur). Os requisitos para participar é gostar de fotografar e as inscrições já podem ser feitas no site: www.grupoimagem.org.br/cursos, através do preenchimento do formulário. A oficina (módulo básico) acontece das 9h às 18h e os participantes receberão certificado.

Inicialmente serão abordados os conceitos básicos da fotografia, as funções da câmera e suas diversas possibilidades, passando por vários tipos de exercícios com pessoas, objetos e ambientes, a fim de que o oficineiro aprenda a dominar seu equipamento. “Através deste curso, o aluno adquirirá conhecimentos para tirar maior proveito de sua câmera fotográfica digital”, defende Edeson Souza, fotógrafo experiente, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, fundador e atual presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba.

Para o secretário da Secultur e também fotógrafo, Werinton Kermes, esta é uma grande oportunidade para as pessoas aprender mais sobre a arte da fotografia e também exercitar o olhar pela cidade, considerando a experiência de Souza e o roteiro da oficina, que terá ainda saída fotográfica no Centro de Sorocaba ( Estação Ferroviária, Museu Ferroviário, Chalé Francês, Prédio da Secultur, Mercado Municipal, Igreja Matriz, Mosteiro São Bento e outros).

O conteúdo da oficina conta com noções básicas da história da fotografia, conceitos básicos, funcionamento e uso da câmera, partes da câmera, tipos de câmera, modos de fotometria, breve histórico da fotografia digital, conceito de pixel, funcionamento da câmera digital, sensor de captura de imagem, formatos de sensores, tipos de câmeras digitais de lente fixa, tipos de câmeras digitais de lentes intercambiáveis, velocidade, obturador, diafragma, fotometria, profundidade de campo, programas: automáticos: retrato, paisagem, close-up, foto noturna P, A, AV, S, TV e M, recursos das câmeras digitais, objetivas, distância focal, fator de multiplicação, zoom ótico X digital, filtros e acessórios, ISO, modos de exposição, fotômetro, foco, iluminação, temperatura das cores, timer, resolução e tamanho da imagem, profundidade da cor, monitor ótico e LCD, formato de arquivos, histograma, DPI/PPI, arquivos e memória, tamanho de arquivos, tipos de cartões de memória, dicas para foto e análise das fotos realizadas, entre outros tópicos.

REQUISITOS:   

  • Gostar de fotografar

MATERIAL:      

  • Certificado

INFORMAÇÕES

Carga Horária: 09 horas
Nível: Básico
Horário:
  • das 09h às 18h
DATA:16 16/08/2017 – Quarta-feira
Investimento: Gratuito
Número máximo: 30 alunos
Local: Casa do Turista

Av. Dr. Afonso Vergueiro, 310 – Centro, Sorocaba – SP

INSCREVA-SE 

ESGOTADOS AS VAGAS

Reserva:

Horário: – Máximo 15 minutos de tolerância para o início da aula.

Direito autoral:

De acordo com a Lei de n° 9610/98 de Direito Autoral, não use comercialmente das imagens realizadas em aula, sem a autorização por escrito do (s) modelo (s). Evite imprevistos.

Acompanhantes:

Não será permitida a permanência de acompanhantes.

Professor:

Edeson Souza –  Fotógrafo, videógrafo, professor de fotografia e vídeo, fundador e atual presidente do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, participou de diversas exposições de fotografias, coletivas e individuais, estudou entre outras na Escola Pan-americana de Artes, SENAC, Focus, Fuji, Kodak, na área da fotografia digital participou de cursos e workshops com os mestres Clicio Barroso, Thales Trigo, Alexandre Keese, André Borges Lopes, Ricardo Pagemaker, Marcos Issa, entre outros. Participa assiduamente do Congresso Brasileiro de Fotografia, Congresso Paulista de Fotografia, Photoshop Conference, Fototech, Confederação Brasileira de Fotografia, feiras e eventos da imagem. Tem ministrado cursos, palestras e workshops no Grupo Imagem, UNIT, FUNDEC, SESC, Oficina Cultural Grande Otelo, escolas e faculdades. Como profissional atua nas áreas de eventos, publicidade, retratos e social.

email

1 comentário

  1. Vinícius /

    Quando haverá novas vagas para o curso?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *