Escolha uma Página

Mostra Brasil Afro abre hoje (15/05/2018)

Mostra Brasil Afro de Fotografia abre hoje

Exposição Fotográfica “Mostra Brasil Afro” revela talentos nacionais e homenageia Rosângela Alves, Olga Domingos Camilo e Luiz Eduardo de Toledo, pelos seus trabalhos e dedicação à causa.

Começa nesta terça-feira, dia 15 de Maio de 2018 a Mostra Brasil Afro, uma parceria entre a Prefeitura Municipal de Sorocaba através da Secretaria de Cultura e Turismo e o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia de Sorocaba.

Nesta edição a “Mostra Brasil Afro” homenageia Rosângela Alves, Olga Domingos Camilo e Luiz Eduardo de Toledo, pelos seus trabalhos e dedicação à causa na luta pela valorização do movimento negro em Sorocaba e região.

São 62 fotografias 30x45cm coloridas e Preto & Branco que mostra hábitos, costumes e diferentes manifestações da cultura afro-brasileira, selecionadas pelos fotógrafos Edeson Souza, Gilberg Antunes, Reginaldo Bueno e Edvania Moreira

Evento já tradicional no calendário do Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba – Coletivo de Fotógrafos fundado em 1986, que visa revelar ao público trabalhos de novos talentos da fotografia, bem como possibilitar o intercâmbio entre os profissionais e valorizar as manifestações culturais de matriz africana.

Recebemos mais de 150 imagens de 36 inscritos de vários estados brasileiros como São Paulo, Bahia, Mato Grosso do Sul, Paraná, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Amapá, veremos nesta Mostra a diversidade cultural e suas particularidades justamente por essa pluralidade cultural que as dimensões de um país como o Brasil, oferece. As fotografias retratam um universo rico, místico e artístico, e o resultado desta cultura você poderá conferir nas dezenas de fotografias selecionadas que expressam não apenas a cultura Afro, mas também a forma, a cor e o enquadramento feito através das lentes de talentosos fotógrafos, já que uma das metas da Mostra é revelar e valorizar além da cultura afro, esses artistas da imagem.

Quem quiser conferir a Mostra Brasil Afro é só comparecer no Chalé Francês que fica no início da Avenida Afonso Vergueiro em frente a Estação Ferroviária de Sorocaba e fica aberta de segunda a sexta-feira das 8h às 16h50. Mais informações pelo telefone 15 – 3211.0143.

CLASSIFICADAS

Adrian Axel de Barros Lima
Adrian Axel
Votorantim
SP
Aline Silva Magalhães
Aline Magalhães
Sorocaba
SP
Ana Carolina Moreira da Silva Pereira
Carolina Moreira
Sorocaba
SP
Ariane Nascimento Silva
Ana Rei Nascimento
Sorocaba
SP
Barbara Sales Schreurs
Barbara Schreurs
Salto
SP
Brunno Leonardo Kawagoe
Brunno Kawagoe
Sorocaba
SP
Carlos Antonio Borges​
Tuninho Borges
Salvador
BA
Denilson de Oliveira Guilherme
Deeny
Campo Grande
MS
Fábio Gama Soares Evangelista
Fábio Café
Rio de Janeiro
RJ
Felipe Veloso da Silveira
Felipe Silveira
Estrela
RS
Isabelle Santos Guimarães
Isabelle Guimarães
Niteroi
RJ
Ivanilde Monteiro
Ivanilde
Sorocaba
SP
Joilton Elias dos Santos
Joilton Elias
São Paulo
SP
Jorge Henrique Soares Marinho
Jorge Mariinho
Rio de Janeiro
RJ
Jucelene Cristina Guite
Jucelene Guite
Tietê
SP
Luciana Macêdo
Luciana Macêdo
Santana
Amapá
Marcelino Aparecido de Oliveira
Marcel Cali
Hortolândia
SP
Marco Rogério da Silva
Marcos Meneghessi
Itanhaém
SP
Mariana Prudencio de Miranda
Naná Prudencio
Taboão da Serra
SP
Mário Cesar Oliveira Rodrigues
Mário Oliver
Sorocaba
SP
Nathaly Elias de Assis Ghnó
Nathaly Ghnó
Itapeva
SP
Rafael Frois Tecchio
Rafael Tecchio
Governado Valadares
MG
Raquel de Arruda Santos
Raquel de Arruda
Sorocaba
SP
Reginaldo Luiz Cardoso
Reginaldo Cardoso
Belo Horizonte
MG
Renato Jorge Marcelo
Renato Marcelo
São João das Missões
MG
Robinson Oliveira Camargo
Robinson Camargo
Rancharia
SP
Severino Josenildo Soares da Silva Júnior
Júnior Soares
Salvador
BA
Simone dos Santos
Simone dos Santos
Sorocaba
SP
Susi dos Santos
Susy dos Santos
Sorocaba
SP
Wanderley Augusto Moreira Rocha
Wander Rocha
Niteroi
RJ

SAIU NA MÍDIA

Podem participar fotógrafos amadores e profissionais de todo o país

 A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura e Turismo (Secultur), em parceria com o Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba vão realizar a Mostra Brasil Afro, que vai homenagear Rosangela Alves, Olga Domingos Camilo e Luiz Eduardo de Toledo, pelos seus trabalhos e dedicação à causa. Fotógrafos amadores e profissionais já podem se inscrever gratuitamente pelo e-mail brasilafro@grupoimagem.org.br até o dia 3 de maio.

“O nosso objetivo é levar ao público uma parcela significativa da produção fotográfica do país, além de possibilitar o intercâmbio entre os fotógrafos dos diversos estados brasileiros, assim como divulgar os novos talentos nacionais da área da fotografia”, destaca o secretário da Cultura e Turismo, Werinton Kermes. A ideia com o tema Brasil Afro é provocar fotógrafos a registrar hábitos, costumes e tudo que se refere à cultura afro, bem como os próprios afros descendentes.

Cada participante poderá participar com até seis fotografias, em preto e branco ou coloridas, em formato digital, no tamanho 30 x 45cm, com resolução mínima de 5 MB. As imagens serão selecionadas por um júri nomeado pela Comissão Organizadora, composto por pessoas reconhecidas no meio fotográfico.

As fotografias selecionadas serão expostas de 12 a 31 de maio no Chalé Francês, localizado na avenida Afonso Vergueiro, 280, no Centro, assim como poderão ser conferidas nos sites www.grupoimagem.org.br e www.sorocaba.sp.gov.br. Os participantes selecionados receberão certificado de participação.

 Como se inscrever

Para se inscrever, os interessados de qualquer localidade do Brasil deverão enviar uma ficha de inscrição devidamente preenchida e digitalizada, na qual deverá constar o nome completo do fotógrafo, seu endereço, telefone e e-mail para contato, cidade, estado, local em que a fotografia foi registrada e título (opcional) para ser colocado na exposição.

Mais informações podem ser obtidas no edital, que foi publicado na página 11 do Jornal do Município de terça-feira (3), que pode ser conferido no site http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/jornal-do-municipio/ ou ainda pelos telefones (15) 3211.0143 ou (15) 3211.0578.

http://agencia.sorocaba.sp.gov.br/sorocaba-tera-mostra-fotografica-brasil-afro/

 

Baixe a ficha de inscrição clicando AQUI