Grupo Imagem 30 anos

Festa 30 anos do Grupo Imagem

Jornal Cruzeiro do Sul

Fonte:  http://www.jornalcruzeiro.com.br/materia/733680/30-anos-do-grupo-imagem

 

 

 

Festa 30 anos

Foto: Edu Couto

© Edeson Souza

Foto: Edu Couto

 

O Grupo Imagem

A ideia da criação de um movimento sorocabano que buscava a produção da imagem e de uma reflexão sobre sua reprodução surgiu após a realização do projeto “Nossa Gente”, em Sorocaba, da Secretaria estadual de Cultura, em 1986, ministrado pelo fotógrafo João Farkas.

João Farkas

João Farkas

Promovido pela União dos Fotógrafos de São Paulo e Cinebando Cineclube, o evento levantou o debate junto a fotógrafos amadores sobre o significado da imagem na vida dos profissionais. “E foi ali que passamos a enxergar a fotografia como uma forma de intervenção e reflexão que precisava ser repassada”, afirma Edeson Souza.

Projeto nossa gente

Com a mudança da forma de pensar a fotografia, um coletivo de fotógrafos e estudantes criou o Grupo Imagem – Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba, em 22 de setembro de 1986. Entre suas missões iniciais estavam a promoção do convívio dos aficionados da arte fotográfica, desenvolvendo exposições, palestras, conferências, laboratório, cursos, seminários, concursos, salões, boletins Informativos e excursões. Visando defender a categoria das artes fotográficas, ofertar cursos especiais para jovens carentes, o Núcleo também desenvolveria atividades relacionadas com cinema, áudio visual e vídeo, literatura, poesia e demais artes e culturas.

primeiras reuniões

São fundadores do Grupo Imagem os fotógrafos e produtores culturais Edeson Souza, Werinton Kermes, Maria da Glória Souza, Nelson Rampim Filho, Ney Oliveira Fogaça Filho, Adolfo Frioli, Mariza Pellegrini Macambyra, Júlio César de Rosa Lima, Maria de Cássia Almeida e Antônio de Pádua Toledo Leme (na memória).

Em seus 30 anos de atuação, o Grupo Imagem promoveu centenas de cursos, palestras com fotógrafos, cineastas e estudiosos da imagem, passeios fotográficos e exposições. Firmou diversas parcerias e participou de campanhas em defesa dos profissionais e da inclusão social, entre outras.

Entre as atividades em destaque realizadas pelo Grupo Imagem estão o Salão Nacional de Fotografia de Sorocaba; a Semana de Fotografia de Sorocaba que está na sua 4ª edição; os projetos Pão e Poesia e Poesia de Passagem; a Mostra Fotográfica Brasil Afro e cursos de fotografia para cegos entre outros.

Primeira matéria no Jornal Cruzeiro do Sul

mais cruzeiro 1986

mais cruzeiro

Clique aqui para  Confirmar presença

Mais Informações:

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba

Rua Jouberte Wey 42, Vergueiro, Sorocaba, SP, 18030-070

15-3227-2099 – 15-3346-2099 – 15-98114-0891 (watts)

www.grupoimagem.org.br    –    cursos@grupoimagem.org.br

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *