Exposição ‘Trabalhadores rurais’ de Alcides Nogueira

As fotografias foram feitas durante dois anos e meio. Grande parte delas no interior do Estado – Divulgação/Alcides Gomes

alcides nogueira

Começa amanhã e segue até o dia 30 deste mês na Fundec, a mostra fotográfica Trabalhadores rurais, de autoria de Alcides Gomes. Com 35 imagens, a exposição convida o público a conhecer os hábitos e condições de vida de pessoas de zonas rurais.

Os trabalhadores mostram ao público costumes, como maneiras de se vestir, pratos típicos, momentos de lazer e descontração, assim como meios de transporte e condição de trabalhos rurais, exercidos por típicos moradores da zona da rural. As crenças religiosas, a simplicidade e a hospitalidade característica dos moradores rurais também estão retratadas nas imagens.

As fotografias foram feitas durante dois anos e meio nas zonas rurais das cidades de Sorocaba, Piedade, Taquarivaí e Buri, no interior de São Paulo, e em Sinop, no Mato Grosso. Também foram registradas imagens durante uma viagem na Rodovia Raposo Tavares.

“As fotos foram quase todas sem nenhuma intervenção minha. Orientei em uma ou outra o fotografado para a direção de luz. No mais, tende a seguir meu propósito na fotografia que é de registrar os momentos sem interferir na construção da imagem, procurando distribuir de maneira harmoniosa os elementos de composição”, diz Alcides.

Inspetor dimensional por profissão e fotógrafo nas horas vagas, Alcides Gomes, nascido em Itapeva, mora em Sorocaba há 37 anos. A visitação pode ser feita de segunda a sexta, das 8h às 18h; sábados das 8h às 12h. A entrada é franca. A Fundec fica na rua Brigadeiro Tobias, 73.

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *