EXPOSIÇÃO AFRO RETRATOS

EXPOSIÇÃO AFRO RETRATOS: ARTISTA DIALOGA COM O PÚBLICO SOBRE IDENTIDADE NO SESI SOROCABA

Agenda Cultural Sesi

 

Durante o encontro, Renata Felinto apresenta elementos que fizeram parte de seu processo criativo para a elaboração da mostra. É no dia 1º de outubro, sábado, às 16h. A entrada é gratuita.

Foto: http://migre.me/t4x0f

 

O SESI Sorocaba recebe no próximo dia 1º de outubro, sábado, às 16h, Renata Felinto, idealizadora da exposição Afro Retratos, em cartaz na unidade até o dia 16 do mesmo mês. Na ocasião, a artista relata sua experiência profissional, além de apresentar elementos que fizeram parte de seu processo criativo para a elaboração da mostra. O encontro faz parte do projeto Diálogos Artísticos e Fotográficos que visa propiciar o contato mais estreito do público com as artes visuais.

Na exposição composta por pinturas e colagens reproduzidas em formato fotográfico, a artista propõe uma reflexão sobre identidade. A partir de uma pesquisa de adornos estéticos femininos provenientes de culturas asiáticas, americanas, europeias e africanas, a artista coloca em discussão as possibilidades de muitas mulheres em uma só, manipulando um imaginário social que tende a reduzir as culturas africanas e afro-brasileiras à alegria barroco-carnavalesca.

 

Diálogos Artísticos e Fotográficos

Visando o contato mais estreito do público com as artes visuais, o SESI-SP criou o projeto Diálogos Artísticos e Fotográficos, que promove alguns encontros que integram a programação de exposições, aproximando os artistas e sua obra do espectador. Num bate-papo descontraído, eles contam como é seu processo criativo e os desafios de sua realização, compartilham experiências e novos planos, falam de sua trajetória autoral e profissional, o que fizeram para chegar onde estão e para onde pretendem seguir.

 

Sobre a Artista

Renata Felinto (1978) é doutora em Artes Visuais pela Universidade Estadual Paulista – UNESP e professora da Universidade Regional do Cariri – URCA. Trabalha há 11 anos com arte e educação em museus e espaços culturais. De 2004 a 2011 atuou no Museu Afro Brasil como coordenadora do Núcleo de Educação. Publicou e organizou diversos artigos e livros; planejou e ministrou cursos, eventos e palestras; organizou e participou de exposições. Desenvolve instalações e objetos e trabalhos em fotografia, pintura e desenho.

Expôs no Brasil e no exterior; em 2012 recebeu o Prêmio Nacional de Expressões Culturais Afro-Brasileiras pelo Ministério da Cultura e pela Fundação Cultural Palmares pelo desenvolvimento da série Afro Retratos.

 

Serviço

Diálogos Artísticos e Fotográficos: Afro Retratos com Renata Felinto

Local: SESI Sorocaba – Rua Gustavo Teixeira s/nº esquina com a  Duque de Caxias, 494 Bairro Mangal

Data: 1º de outubro

Horário: 16h

Classificação: Livre
Duração:

AVCB: 256225                     – validade: 18/08/2021

Alvará: 11/2016                    – validade: 31/12/2016

Informações:  015 33880414

Entrada gratuita – Reservas antecipadas pelo Meu SESI (www.sesisp.org.br/meu-sesi). Os ingressos serão distribuídos 01 hora antes do início do espetáculo.

______________________________________________________________

SESI-SP Cultura www.sesisp.org.br/cultura

Jornalistas: Arlete Rodrigues Vasconcelos e Emanuel Galdino

Apoio de atendimento: Fernanda Viana

comunicacao@sesisp.org.br

(11) 3146-7401 / 7385

 

Acompanhe o SESI-SP nas mídias sociais

http://www.sesisp.org.br/redessociais

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *