Diferença entre Saturation e Vibrance

Os dois ajustes trabalham com as cores, mas você sabe o que cada um faz em específico?

39

Ao editar uma fotografia com cores, há uma tendência de se intensificar essas cores a fim de trazer mais vivacidade a foto e fazer com que cada cor tenha seu máximo desempenho – claro, nunca exagerando e trabalhando de acordo com seu objetivo final da edição.

Os dois ajustes mais simples para realçar as cores são o Saturation e Vibrance, e a diferença entre os dois é bem simples de entender.

40

41

 

Saturation: É uma ferramenta que faz com que todas as cores presentes da imagem sejam saturadas com a mesma intensidade e proporção, portanto se uma determinada cor já está saturada, ela ficará ainda mais saturada. É chamada de saturação linear por esse motivo, ela simplesmente seleciona todas as cores e as intensifica. Esse ajuste dependendo do caso não é muito aconselhável, visto que algumas cores tendem a ficar saturadas demais a ponto de perder informações no local, e menos aconselhável ainda é utilizar Saturation para tons de pele, pois a cor da pele tende a ficar  excessivamente intensa a ponto de perder sua naturalidade.

Vibrance: É a ferramenta de saturação não linear, considerada uma saturação inteligente. O Vibrance apenas intensifica as cores que ainda não estão saturadas, as que já possuem saturação não são modificadas. Esse ajuste é muito vantajoso pois a cor nunca ficará saturada em excesso, sempre haverá a preservação das cores e das informações na imagem. Além disso, o Vibrance como ferramenta inteligente detecta os principais tons de pele e não altera tanto essas cores, deixando a pele mais intacta.

Como exemplo separei duas imagens, uma de paisagem e uma com pele. Você consegue ver a original e logo abaixo suas variações de Saturation e Vibrance. Utilizei o valor de 100% em ambos os ajustes apenas como demonstração, para a diferença entre um e outro ficar mais evidente.

Original:

41

Ajustes:

42

Original:

43

Ajustes:

44

É aconselhável sempre utilizar o Vibrance, e se for utilizar o Saturation, tome cuidado para não perder informações e saturar demais todas as cores da sua imagem. Eu nem sempre utilizo o Saturation nas minhas edições, mas se uso é bem pouco.. já o Vibrance uso um pouco mais por ser um ajuste mais cauteloso.

 

Fonte: http://photos.com.br/diferenca-entre-saturation-e-vibrance/

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *