Dia do Fotógrafo

Dia do Fotógrafo ou Dia Nacional da Fotografia é comemorado anualmente em 8 de janeiro.

Fotógrafo

A data celebra o profissional responsável em captar uma fração de segundo de determinado momento e eternizá-lo! Seja artisticamente ou para documentar um fato importante na história, os fotógrafos misturam os conhecimentos de técnicas fotográficas (efeitos de luz, ângulo e profundidade) com a sensibilidade e, claro, um pouquinho de sorte.

A fotografia é uma das maiores invenções da era moderna, transformando completamente a literatura e a comunicação no século XX.

No Brasil, a profissão de fotógrafo não é regulamentada, porém há tentativas de oficializar a atividade, criando um curso de ensino superior em fotografia, classificando os profissionais como bacharéis ou licenciados em fotografia.

Origem do Dia Nacional da Fotografia

O Dia do Fotógrafo está oficialmente registrado em muitos calendários como 8 de janeiro, considerada a data que a primeira câmera fotográfica chegou no Brasil, em 1840. No entanto, há algumas controvérsias sobre o dia exato, sendo que alguns consideram o dia 7 ou mesmo 16 de janeiro.

A primeira câmera fotográfica se chamava Daguerreótipo, inventada por Louis Jacques Mandé Daguérre e apresentada ao mundo em 19 de agosto de 1839, na Academia de Ciências da França, em Paris. O Dia Mundial da Fotografia é celebrado em 19 de agosto em homenagem a este acontecimento.

De acordo com a história, foi o abade Louis Compte que trouxe a invenção de Daguérre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II, que aliás, ficou com o título de primeiro fotógrafo brasileiro.

Fotógrafo é a designação profissional para alguém que elabora fotografias estáticas ou dinâmicas. O termo abrange atividades profissionais em campos como, por exemplo, fotografia de filmes, fotojornalismo, fotografia de publicidade, fotografia de natureza, fotografia de moda, aerofotografia, fotografia subaquática, fotografia documental, fotografia de guerra, fotografia panorâmica,fotografia retrato.

A profissão fotógrafo não é regulamentada no Brasil. Mesmo assim, existem esforços legislativos atuais como o projeto de lei 5187/09 para classificar fotógrafos como diplomados por escolas de nível superior em fotografia no Brasil, desde que devidamente reconhecida; ou no exterior, desde que os diplomas sejam revalidados no Brasil, na forma da legislação vigente.[1]

Apesar da legislação permitir que qualquer cidadão exerça a atividade, normalmente isto é feito por profissionais formados em cursos superiores.[carece de fontes] Existem diversas associações profissionais, de caráter cultural e representativo, embora não sejam habilitadas a fiscalizar a profissão.

Fonte: http://bit.ly/2i3C8gX – Wilkipédia

     https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-fotografo/

Fones:  15-3227-2099 – 15-3346-2099 e 15- 98114-0891 (watts)

Grupo Imagem Núcleo de Fotografia e Vídeo de Sorocaba
Rua Jouberte Wey, 42 – Jardim Vergueiro, Sorocaba – SP (clique pra acessar o mapa)
 
email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *