Cartões de Memória

Diferença entre Speed Class, UHS Speed ​​Class e as classificações de velocidade “Speed Ratings” (desempenho) para cartões SD/SDHC/SDXC

Qual é a diferença entre Speed Class e Classificações de velocidade “Speed Ratings” para cartões SDTM/SDHCTM ?

A classificação de velocidade “Speed rating” mede a velocidade de transferência máxima para leitura e escrita de imagens para um cartão de memória, expressa em megabytes por segundo. No entanto, vídeo não precisa de um grande tubo de dados porque o formato de vídeo é um pequeno “fixed stream” que usa apenas uma parte do tubo de dados.

Ao contrário da velocidade de escrita do cartão que mede o máximo desempenho,”Class ratings” mede a velocidade mínima sustentada necessária para gravar um ritmo de vídeo para o cartão. O número “Class ratings” corresponde à taxa de transferência medida em megabytes por segundo. Cartões Class2 são projetados para uma taxa de transferência mínima sustentada de 2 megabytes por segundo (MB/s)1, enquanto cartões Class10 são projetados para uma taxa de transferência mínima sustentada de 10MB/s2.

O que significa essa diferença para mim?

Velocidade nominal “Rated Speed” (por exemplo, 15MB/s, 30MB/s, etc) é a velocidade máxima do cartão e também o que você esperaria ver em normal uso de escrita ou leitura de arquivos no cartão. Esta medida é pertinente para a fotografia, especialmente para tirar fotos com alta resolução e/ou salvar em formato RAW, onde os arquivos criados são muito grandes. Quanto mais rápido o cartão, mais rápido ele pode salvar o arquivo e estar pronto para tirar outra foto. Você pode realmente notar diferenças de velocidade com câmeras de alta megapixel DSLR quando utilizar o modo multi-shot burst.

Imagens digitais tiradas em câmeras de alta megapixel devem utilizar transferência de dados rápida (um tubo de dados de grande porte), cartões de alta velocidade para um melhor desempenho. Cartões de alta velocidade também podem melhorar velocidade de transferencia dos arquivos de e para o cartão ou computador.

Classe de velocidade “Speed Class” é uma velocidade mínima com base em um cenário de teste do pior. A Classe de velocidade é importante para o modo de vídeo ou câmeras de vídeo, onde o dispositivo realmente salva um grande fluxo contínuo de dados. A resolução e o formato do vídeo determina a quantidade de fluxo de dados constante. Isso se traduz em uma velocidade mínima que você precisa para garantir que o vídeo capturado nos cartões é gravado em uma taxa, sustentada sem quebra de sectores (o que resultaria em perda de dados e reprodução irregular).

Em comparação com fotografia de alta megapixel, o vídeo não precisa de um grande tubo de dados porque o formato de vídeo é um pequeno “fixed stream” que usa apenas uma parte do tubo de dados. Mas você precisa de uma velocidade mínima garantida para o cartão SDHC satisfazer a exigência do fluxo de dados. Especificações de sua câmera deve indicar o mínimo SDHC Class Rating necessário.

Usando um cartão sem a adequada classificação de classe em uma câmera mais avançada, como uma camcorder de alta definição (HD) ou câmara de Digital Single Lens Reflex (DSLR), com as configurações de gravação de vídeo HD é provável que resultará em uma mensagem de erro indicando que o vídeo só pode ser gravado em uma configuração mais baixa de definição.

As atuais especificações SDHC definem as classes 2, 4, 6, 8 e 10 da seguinte forma:

Class Velocidade minima
2 2MB/s
4 4MB/s
6 6MB/s
8 8MB/s
10 10MB/s

 

UHS Speed ​​Class foi introduzido em 2009 pela Associação SD e é projetado para cartões de memória SDHC e SDXC. UHS utiliza um novo tubo de dados que não ira funcionar em dispositivos não sejam UHS. Se você usar um cartão de memória UHS em um dispositivo que não seja UHS, por padrão ira usar o normal tubo de dados de velocidade “Speed ​​Class” em vez da velocidade “UHS Speed ​​Class”. Cartões de memória UHS ter um potencial maior de gravação e transmissão em tempo real, captura vídeos HD de grande porte e extremamente alta qualidade profissional HD.

UHS Class Velocidade minima
U1 10MB/s
           U3                    30MB/s


Video Speed Class
 ou “V Class”, foi criada pela SD Association para identificar cartões que conseguem aguentar resoluções de vídeo e recursos de gravação maiores. Esta speed class garante desempenho mínimo sustentadopara gravação de vídeo.

As outras speed classes ou não são optimizadas ou são incapazes de acomodar a gravação de múltiplos fluxos de vídeo, captura 360, conteúdo de realidade virtual ou resoluções de vídeos 8K ou superiores.

V Class Velocidade Sustentada Mínima
V6 6MB/s
V10 10MB/s
V30 30MB/s
V60 60MB/s
V90 90MB/s

1 1 megabyte (MB) = 1.000.000 bytes
2 Baseado em testes internos da SanDisk; o desempenho pode.

Fonte: https://kb-pt.sandisk.com

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *