Café Fotográfico com Vanessa Aprá e Teylor Soares

O Coletivo Nós da Fotografia realiza nesta quinta-feira, dia 10 de outubro, às 19 horas, a 6ª edição do Café Fotográfico, no Chalé Francês – sede provisória do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS – , localizado na rua Afonso Vergueiro, em frente à Estação Ferroviária.
Teylor SoaresEsta edição traz um componente diferente dos cafés anteriores, um diálogo entre a foto publicitária de Vanessa Aprá e a fotografia jornalística de Teylor Soares. Profissionais que atuam em áreas diferentes da fotografia mas com nuances que envolvem ambos os trabalhos.
Todos os interessados em fotografia estão convidados a conhecer como é a preparação para uma produção fotográfica, tanto no ambiente de estudio como em uma locação externa, e também como agir diante de uma cena não programada, quando o inesperado acontece e é captado pelas lentes do repórter fotográfico.
Vanessa e Teylor vão nos oferecer o conhecimento e a experiência que cada um deles possui nesses segmentos tão distintos que permeiam a fotografia.
Vanessa Aprá, apesar de ser formada em Administração de Empresas pela Universidade Makenzie, se apaixonou por fotografia e diz: “ tenho a impressão de que a fotografia sempre esteve em mim, uma boa imagem vale por mil palavras”. Com base nesse seu ponto de vista, Vanessa buscou ampliar seu conhecimento e aperfeiçoar sua técnica, participando de vários cursos com importantes fotógrafos como, Thales Trigo, J.R. Duran e Klaus Mitteldorf.
Sob essa perspectiva vem clicando há mais de 17 anos, fotografando comercialmente para clientes do setor industrial, publicitário, de moda e editoriais para jornais e revistas, com trabalhos produzidos em Sorocaba e Portugal.
Vanessa ApraA formação de Vanessa é extensa, com estudos que vão de cursos avançados de fotografia a workshop de Cinefotografia, no Instituto Internacional de Fotografia.
Teylor Soares, tem a mesma paixão pela fotografia, é jornalista formado pela Universidade de Sorocaba – UNISO – e, coincidentemente, Teylor também está há 17 anos trabalhando como fotógrafo. Durante a entrevista para o Coletivo Nós da Fotografia, Teylor relembra alguns percursos de sua vida como fotógrafo: “Já trabalhei em todos os jornais da cidade e, atualmente, sou colunista social do Jornal Ipanema. Durante catorze anos viajei por diversos estados brasileiros acompanhando as maiores festas de música eletrônica do país, para retratar esse universo musical que se expandia. É um trabalho que me dá muito prazer em fotografar e ainda desenvolvo nas minhas atividades aqui em Sorocaba.”
Teylor sempre gostou de viajar, inclusive para outros países. Foi para a inglaterra e recomenda para o fotógrafo que procure sempre conhecer novos lugares como uma forma de aprendizado. Ele acredita que o conhecimento adquirido durante as viajens se transfere para o trabalho, o fotógrafo ganha uma nova percepção, um novo olhar.
Em 2007, recebeu o prêmio de melhor fotografia jornalística no Concurso Jornalístico e Publicitário promovido pela Prefeitura de Sorocaba, com a fotografia “A tempestade”.
O “Café Fotográfico” acontece sempre na segunda quinta-feira do mês e tem o objetivo de promover o debate, a reflexão e a apresentação de trabalhos que buscam na imagem um caminho para expresser cultura.
Para a realização do Café Fotográfico, o Coletivo Nós da Fotografia tem como parceiros o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS -, Padaria Real e Matrix Digital.
Contamos com a sua presença.
Teylor Soares-tempestade Teylor Soares-movimento Vanessaapr Vanessaapra-guitarra
email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *