Café Fotográfico com Adolfo Frioli

Adolfo Frioli

Adolfo Frioli

O Coletivo Nós da Fotografia realiza nesta quinta-feira, dia 10 de abril, às 19 horas, seu primeiro Café Fotográfico de 2014, no Chalé Francês – sede provisória do Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS – localizado na rua Afonso Vergueiro, em frente à Estação Ferroviária.

Para esta edição comemorativa de um ano de atividades do Coletivo Nós da Fotografia, temos a satisfação de contar com a presença de um convidado muito especial: Adolfo Frioli, que trás para esse encontro todo o conhecimento da união entre fotografia e história, que caracterizou grande parte de seu trabalho.

Segundo consta, essa história teve início quando Adolfo ganhou sua primeira máquina fotográfica, uma Kapsa ponto vermelho, raridade nos tempos atuais. Com a câmera na mão começou a fotografar a cidade de Sorocaba que já em 1961 começava a perder seus ângulos históricos dos períodos colonial e imperial. Logo aprendeu a reveler os negativos e ampliar as próprias fotos, e montou um pequeno laboratório em sua casa. Era o início de uma intensa relação com a fotografia.

Frioli é “papista”, expressão que não tem nenhuma relação com a supremacia do papa, mas sim com o prazer de um bom “bate papo”. Encerrar uma conversa com Frioli é quase impossível, uma história puxa outra e outra, principalmente quando se tem o privilégio de estar dentro de seu acervo, um local onde cada objeto, cada livro, cada foto é sublimado.

Adolfo Frioli também é historiador, jornalista e museólogo, ex-diretor do Museu Histórico Sorocabano e organizador do Museu da Estrada de Ferro Sorocabana. Pesquisador apaixonado pela história textual e iconográfica de Sorocaba e por tudo que a ela se refere. Publicou livros de fotografia e vários trabalhos referentes à história de Sorocaba.

NÓS do Coletivo de Fotografia convidamos você que deseja conhecer Sorocaba pelo olhar de Adolfo Frioli, a participar nesta próxima quinta-feira, dia 10 de abril, desse “bate-papo” imperdível.

Lembrando que o “Café Fotográfico” acontece sempre na segunda quinta-feira do mês e tem o objetivo de promover o debate, a reflexão e a apresentação de trabalhos que buscam na imagem um caminho para expressar cultura.

Para a realização do Café Fotográfico, o Coletivo Nós da Fotografia tem como parceiros o Museu de Arte Contemporânea de Sorocaba – MACS -, Padaria Real e Matrix Digital.
Contamos com sua presença.

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *