Biblioteca Comunitária realiza curso de fotografia

Biblioteca Comunitária realiza curso de fotografia

171130_1

Aulas, ministradas por Fábio Rogério, começam em abril. Inscrições devem ser feitas neste sábado e domingo
Maíra Fernandes
maira.fernandes@jcruzeiro.com.br

A Biblioteca Comunitária do Laranjeiras realiza a segunda edição do curso de fotografia no próximo mês. As aulas, que são gratuitas, serão ministradas pelo fotógrafo do jornal Cruzeiro do Sul Fábio Rogério. São oferecidas 20 vagas. As inscrições devem ser realizadas no sábado (21) e no domingo (22) na biblioteca, das 9h às 16h. Podem participar interessados a partir de 14 anos. O curso acontece nos dias 11 e 12 e 18 e 19 de abril, sempre sábado e domingo, das 9h às 13h.

Nesta segunda edição, Fábio espera ter boas surpresas como teve no ano passado. Além de se surpreender com a qualidade do trabalho dos alunos, Fábio faz questão de acompanhar de perto projetos empreendidos por eles posteriormente, como no caso dos fotógrafos e ex-alunos do curso, Renata Mendes, Juliano Postigo, Júnior Nascimento e Anderson Targino. Eles, que se conheceram no curso, se juntaram e, há dois meses, abriram uma agência de fotografia, a Studium Z Fotógrafos Associados. No momento, estão nos arremates finais para começarem a empreitada, que começou a ser pensada no ano passado. Os sócios da agência vêm dos bairros Vila Hortência, Brasilândia, São Guilherme e Nova Sorocaba e tiveram o primeiro contato no curso da Biblioteca Comunitária, local em que foram estimulados a pensar a formalização de um negócio independente para trabalhar com fotografia. A agência, adianta Juliano, irá atender demandas de instituições ou pessoas físicas, como festas e eventos como casamentos, aniversários e nascimentos. “Nos conhecemos no curso. Pessoas diferentes, com ideias diferentes”, conta Juliano, que tinha a fotografia como um hobby, e se inscreveu para o curso para aprimorar mais seus conhecimentos. Ele defende que o diferencial no decorrer das aulas também foi as pessoas que conheceu e se aproximou. Para o fotógrafo idealizador e realizador do curso, Fábio Rogério, mais do que o ensino técnico esse intercâmbio possibilita muita troca entre os participantes.

Intercâmbio

Não por acaso que o curso ocorre na Biblioteca Comunitária do bairro Laranjeiras. Fábio fala que a ideia, além de possibilitar acesso aos moradores da região, é desmistificar a visão que as pessoas têm sobre periferia. Na primeira edição do curso, no ano passado, os alunos que passaram pela biblioteca para participar das aulas vinham de diferentes pontos de Sorocaba, além de cidades da região como Salto, Pilar do Sul e Ibiúna.

A turma foi bastante heterogênea, com participação de jovens e idosos com intenções distintas pelo curso: além dos amadores, a primeira edição recebeu também profissionais da fotografia. “Mas a maioria procurou o curso para entrar no mercado de trabalho”, conta Fábio e completa: “Tem muita gente que quer aperfeiçoar a técnica que já tem”. Mas o curso, que tem duração de 16 horas e é dividido em quatro aulas de 4 horas cada uma, não apresenta só técnicas de fotografia. Há conversas, passeios fotográficos e abordagens das possibilidades profissionais para o mercado fotográfico. “Faremos uma seleção”, adianta Fábio sobre o processo de preenchimento das vagas, que analisará a relação do candidato com a fotografia. O resultado final será anunciado na primeira semana de abril, no site do bairro Laranjeiras, Linha 42 (www.linha42.com.br).

Serviço

A 2ª edição do curso gratuito de fotografia ministrado por Fábio Rogério abre inscrições nos próximos dias 21 e 22. Os interessados precisam ir pessoalmente à Biblioteca Comunitária do bairro Laranjeiras, das 9h às 16h, com documento pessoal (RG). O biblioteca fica na rua Michel Chicre Maluf, 450. Mais informações: (15) 3011-5752, com Josué; ou 99747-5884, com Fábio.

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *