Aniversário da cidade é tema de exposições fotográficas

 Alexandre Lombardi

Alexandre Lombardi

Alexandre Lombardi espõe fotografias no Jardim Botânico – ALEXANDRE LOMBARDI / DIVULGAÇÃO

Até o dia 31 de agosto o público poderá conferir as 30 fotos capturadas pelos fotógrafos Zaqueu Proença, Emerson Ferraz e Alexandre Lombardi, na mostra Visão em 360. A exposição, dividida entre a Câmara Municipal e Jardim Botânico, celebra o Dia da Fotografia, comemorado nesta semana, e também consta das atividades alusivas aos 360 anos de Sorocaba.
Os fotógrafos, do Serviço de Comunicação (Secom) da Prefeitura de Sorocaba, selecionaram imagens que foram capturadas no cotidiano dos profissionais e que retratam a cidade em seus vários aspectos, contando um pouco da história local. As imagens estão divididas em três momentos: Sorocaba ontem e hoje, Panorama 360 e Movimento 360.

A primeira etapa, produzida por Zaqueu Proença, foi instalada na Câmara Municipal e conta com dez painéis com imagens comparativas, a partir do início do século 20. Servidor público há 28 anos, Zaqueu vivenciou o crescimento e a mudança do cenário sorocabano muito de perto. “Me sinto honrado e orgulhoso em poder oferecer um pouco daquilo que vivencio todos os dias. Às vezes, esse olhar que temos durante um trabalho ganha uma dimensão tão bonita que, para nós, é importante que outras pessoas conheçam”, disse Zaqueu, reiterando que “mesmo estática, a fotografia é uma janela sempre aberta”.

Já as fotos produzidas por Emerson Ferraz (Panorama 360) e Alexandre Lombardi (Movimento 360) apresentam ao visitante os vários ângulos da Sorocaba cosmopolita e seus cidadãos em ação. As imagens estão no espaço do Jardim Botânico.

Há dez anos atuando na Secom, Emerson Ferraz é o responsável pelo material da etapa Panorama 360, que apresenta as fotos em maior tamanho. Emerson conta que buscou espaços de dimensões diferenciadas para clicar Sorocaba.

O olhar de Alexandre Lombardi para a construção de Movimento 360 também foi pautado pelo dia a dia nas matérias realizadas por toda cidade. “Perceber aquilo que passa despercebido, mas que se contextualizado ganha um significado, principalmente em linguagem estática, é muito legal”, conta o fotógrafo, que vem de uma grande experiência no jornalismo.

As fotos da mostra Sorocaba ontem e hoje podem ser vista de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na ala de acesso ao plenário da Câmara Municipal. Já as imagens Panorama 360 e Movimento 360 estão no Jardim Botânico e podem ser visitadas de terça a domingo, das 9h às 17h. A mostra ficará nesses locais até o dia 31 de agosto. A entrada é gratuita.

Notícia publicada na edição de 21/08/14 do Jornal Cruzeiro do Sul, na página 001 do caderno C – o conteúdo da edição impressa na internet é atualizado diariamente após as 12h.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/565498/aniversario-da-cidade-e-tema-de-duas-exposicoes-promovidas-pela-prefeitura

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *