Álbum de casamento gay é eleito o melhor em feira de fotografia em SP

Álbum de casamento gay é eleito o melhor em feira de fotografia em SP

Evento recebeu 450 inscrições de álbuns profissionais feitos em 2014. Rafael Karelisky venceu com fotos do casal Thomas e Juca

0446_blog20140322thomas00101024

Um concurso de álbuns de casamento com 450 inscritos elegeu nesta semana, pela primeira vez, as fotos de um casal gay como ensaio vencedor. A preparação e a cerimônia de Thomas e Juca renderam ao fotógrafo Rafael Karelisky o 1º lugar no ‘Wedding Best’, premiação dada na feira Fotografar 2015, em São Paulo.
Na eleição, que contempla o conjunto de fotos produzidas no ano passado, esse foi o único registro de um casamento gay entre todos os inscritos. Rafael, que já havia vencido o prêmio em 2014, acredita que o diferencial de ter abordado uma união homossexual não foi decisiva.
“O mundo tem muito mais a vencer com esse álbum, a partir do momento em que todo mundo passar a ver isso como uma coisa normal. É só uma grande história de amor. Poucos casais heteros têm o lance de pele que eles têm. E o fato de serem dois homens não foi fundamental, tanto que no ano passado era um casal hetero”, lembra.
Trabalhando com casamentos há 9 anos, ele já havia fotografado apenas um casal gay, por volta de 2007. “Mas não foi com esse tom de casamento, foi um almoço. Considero mais este como o primeiro que eu fiz”, conta. Em seu blog, ele conta detalhes da preparação.
“Um casamento que não tem noiva! Dois homens, com toda sua praticidade e falta de organização fizeram o casamento deles em menos de 40 dias é o que se via superficialmente. Eu discordo! E afirmo categoricamente o oposto. Pois, no final nem se lembra que não havia noiva e só martela em minha cabeça que foi um casamento para deixar saudades”, afirma no texto.
O prêmio
Em seu quarto ano, o prêmio ‘Wedding Best’  foi uma ideia da organização da feira Fotografar juntamente com a empresa Fotolab. O objetivo é  ressaltar a importância do registro de  momentos importantes no papel e valorizar a fotografia de casamento. Em sua 1ª edição, o prêmio recebeu 150 inscritos; na edição deste ano, foram 450.
Entre eles, são selecionados 13 trabalhos por um júri formado por fotógrafos profissionais da área e noivos e noivas. Deste seleto grupo, foram escolhidos dois profissionais renomados internacionalmente (Ed Peers e Kelly Brown), que elegeram o vencedor.
Além da divulgação do trabalho premiado na mídia, o vencedor leva uma câmera D-750 da Nikon, uma das patrocinadoras, e uma exposição em Nova York, no estande da fabricante de papel Hahnemühle durante a feira Fotoplus, em novembro.
A Fotografar 2015, uma das principais feiras de fotografia do Brasil, aconteceu entre os dias 14 e 16 de abril, no shopping Frei Caneca, em São Paulo.
Fonte: http://amorpelafotografia.com/post/1862/album-de-casamento-gay-e-eleito-o-melhor-em-feira-de-fotografia-em-sp.html
email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *