Adriano Ávila expõe em Alumínio e São Roque

Adriano Ávila expõe em Alumínio e São Roque

173949_1
Maíra Fernandes
maira.fernandes@jcruzeiro.com.br

O olhar do fotógrafo aluminense Adriano Ávila estará em evidência nesses próximos dias, quando duas exposições com suas obras estarão abertas concomitantemente. A primeira, Um outro olhar – Alumínio 22 anos, que abre nesta quinta-feira  30, às 19h30, em Alumínio, traz imagens registradas ao longo do tempo de sua própria cidade. Já a segunda, que poderá ser visitada a partir da semana que vem, O Brasil de José da Silva, em São Roque, é o olhar de fora para dentro das resistentes comunidades tradicionais brasileiras. Ambas são gratuitas.

Em Um outro olhar – Alumínio 22 anos, Ávila revisita seu trabalho e a cidade que se modificou em mais de duas décadas. As 24 fotos coloridas selecionadas pelo artista aluminense foram clicadas em diferentes pontos da cidade desde o início dos anos 1990 e, 10 delas se tornaram cartões-postais, que serão distribuídos pela prefeitura do município. A exposição comemora o aniversário da cidade e fica aberta ao público até o dia 30 de maio na Escola Municipal de Música Enoque da Silva (rua Albino Henrique Duarte, Vila Industrial). Além da homenagem à sua cidade natal, resgatando detalhes arquitetônicos e mesmo da passagem dos anos – quando construções antigas se encontram com prédios modernos, ou mesmo registro de próprios antigos como a Prefeitura velha -, Ávila também irá levar sua arte para a vizinha São Roque. No dia 9, ele abre a exposição O Brasil de José da Silva, no La Família Tattoo Arte e Café. Até o dia 4 de junho ficarão expostas 25 fotos coloridas e em preto e branco, e todas estarão à venda. Haverá, ainda, workshops teórico e prático sobre as técnicas usadas no trabalho apresentado por Ávila nos dias 9, 16, 23 e 30 de maio, sempre das 14h às 18h. As inscrições podem ser feitas através do email: vgiorni @gmail.com. Ao todo são 20 vagas e o preço é R$ 250.

As exposições reforçam o olhar sensível do artista e sua técnica apurada. Enquanto explora a cidade, suas características, peculiaridades e o passar do tempo a partir do olhar de um habitante na mostra que retrata Alumínio, na exposição que começa na próxima semana ele apresenta o resultado de pesquisas em imagens de comunidades tradicionais, de pequenos povoados isolados das grandes cidades e espalhados pelo Brasil. “Um arraial, um quilombo ou uma comunidade de pescadores, que hoje, quase extintos, se tornaram inóspitas ilhas de preservação de uma cultura de fé, simplicidade e harmonia com a natureza e com as coisas da vida”, reforça o artista, que mais do que registrar procura refletir essas culturas. “Cada objeto ou indivíduo tem seu próprio universo, e cada universo, seu mistério. O que busco com a minha fotografia é um pouco desse mistério”, conclui.

A mostra O Brasil de José da Silva já esteve em cartaz no Consulado Brasileiro em Sydney, na Austrália, na Casa da Aliança Francesa, em Salvador, e no Centro Cultural Brasil Estados Unidos em Sorocaba. São 25 fotos, entre elas coloridas e em preto e branco – e todas as fotos estão à venda.

Sobre o fotógrafo

Natural de Alumínio, Ávila desde muito cedo esteve ligado a diversas áreas da arte, como teatro, pintura e música, mas foi na fotografia que encontrou sua forma de expressão onde colocou a fusão dessas outras vivências artísticas. Dedica-se à pesquisa e à criação voltada à temática social a partir da cultura popular brasileira, registrando o homem brasileiro em conformidade e em conflito com o tempo e com o espaço onde vive.

Já teve sua obra exposta tanto no Brasil e no exterior, em países como Holanda, Estados Unidos, Austrália, China, entre outros. Ainda é colaborador da National Geographic, Terra, Horizonte Geográfico, Raça, entre outras. Tem seu trabalho representado por agências e bancos de imagens como Agefotostock, na Espanha, Futurapress e Sambaphoto no Brasil.

Fonte: http://www.cruzeirodosul.inf.br/materia/607292/adriano-avila-expoe-em-aluminio-e-sao-roque

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *