8 DICAS E FERRAMENTAS PARA MAXIMIZAR A SUA PRODUTIVIDADE

A realidade é que para a maioria de nós, tempo ou falta de tempo tornou-se um dos principais desafios no trabalho e em geral.

Vivemos em uma época de sobrecarga de informação e muitas distrações para lidar eficientemente com as tarefas e responsabilidades que
temos. A falta de tempo é também o obstáculo mais comum citado por aqueles que querem praticar o Inbound Marketing.agency-productivity-300x259

Não há um método ou ferramenta para resolver o problema. Cada caso é diferente, mas há certos princípios que todos podem seguir:

1) Ferramentas – Menos é mais

Uma pesquisa realizada por High Performance Lifestyle descobriu que a ferramenta preferida era o “lápis e papel”! Seguido por Evernote, smartphone, e o calendário.

Escolher as ferramentas é o primeiro passo para organizar o seu dia. Existem milhares de programas e aplicativos para ajudá-lo, vamos citar alguns em breve. Mas temos que lembrar, as ferramentas mais simples e bem integradas são as melhores para você não gastar tempo! Quanto mais automação de processos simples uma ferramenta contém, melhor para o seu tempo! Por exemplo, aua ferramenta de marketing permite que você mande atualizações automaticamente quando vocé lança um novo blog?

2) Crie um registo

Um exercício útil e muitas vezes surpreendente é manter um registro de suas atividades durante vários dias, assim você vai entender para onde o seu tempo foi. Pense como alguém que está contando calorias. O registro tem que incluir suas atividades diárias, e deve incluir tudo: as conversas telefônicas, reuniões, tarefas, tempo nas redes sociais, etc. Depois de vários dias vai oferecer uma imagem clara do tempo gasto em várias atividades, e você verá áreas de oportunidade.

Você pode usar programas como Rescue Time para registrar suas atlividades, eu uso e acho muito útil.

3) Planeje o seu dia

Passe os últimos 30 minutos do seu dia para planejar o dia seguinte. Desta forma, você vai começar o dia com uma ideia clara das tarefas que você tem que fazer.

Existem muitas ferramentas para organizar o seu dia. Eu pessoalmente uso o Google Calendar e também o Trello para lidar com o dia-a-dia e projetos maiores. Outros programas úteis sãoMyLifeOrganized, Remember the Milk, WorkFlowy e Nozbe.

4) Comece com pequenas vitórias

Se você pode completar várias tarefas no início do seu dia, você terá começado a sua jornada para o sucesso, conseguindo motivação para o resto do dia. Eu também uso o Google Calendar para que cada dia no meu calendário eu tenho uma meta diária para alcançar. A meta pode ser simples e específica, como “terminar blog post” ou mais geral.

5) Limite sua disponibilidade

Tire um tempo para trabalhar sem distrações, com o máximo de concentração focada em uma tarefa. Desative as notificações, chamadas, e-mails e outros meios pelos quais você pode ser contatado.

6) Planeje as interrupções

Assim como é importante passar um tempo sem distrações, é importante planejar o tempo de se desligar do trabalho e distrair a mente. Isso irá ajudá-lo a voltar a trabalhar com a mente clara. Há também muitas teorias e técnicas, como o Pomodoro que argumenta que após cada 25 minutos corremos o risco de perder a concentração e sobrecarregar, então devemos parar por 5 minutos depois de 25 minutos de trabalho. Existem vários cronômetros on-line com base neste conceito, como Pomodoro Timer.

7) Quantifique

Calcule o tempo das tarefas estimadas e mantenha o controle do tempo gasto com cada uma ou cada tipo. Se você achar que precisa de mais tempo para terminar um trabalho, marque esse tempo especificamente. Não deixe em aberto para quando puder no futuro, porque quem sabe quando vai ser? Também é importante que o tempo extra não seja perdido. Se você pode ver claramente quais tarefas estão tomando menos tempo, você pode usar a informação para melhorar o seu planejamento no futuro.

Você pode usar timers online como Toggl para contar o tempo por atividade.

8) Desligue

Mais fácil dizer do que fazer, mas é importante para se desconectar do trabalho e para aqueles viciados em celular (inclusive eu): desligue-o, eu escondo o meu ou deixo ele em casa quando vou sair para um jantar ou ao cinema (eu tento, pelo menos). O mundo não vai acabar se você não estiver 100% disponível.

Quais técnicas você usa para maximizar o seu tempo?

 

Fonte: http://br.hubspot.com/blog/8-dicas-e-ferramentas-para-maximizar-a-sua-produtividade?utm_campaign=%23HubSpotBrasil&utm_content=12079859&utm_medium=social&utm_source=facebook

email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *