3 razões para usar a janela em suas fotografias

 

Relax-by-Dominik-Marciszewski-o

Foto: Dominik Marciszewski

A luz natural vinda de uma janela pode dar um tom mais dramático, emocional, ao seu retrato. Porém, não é apenas para a iluminação que uma janela pode servir. Janelas permitem todo tipo de criatividade na hora da composição de uma fotografia.

Uma janela diretamente atrás do seu assunto ou modelo pode gerar uma silhueta, mas não necessariamente precisa ser uma imagem chapada preta ou com poucos detalhes (clique aqui para dicas de como fotografar silhuetas).

Através de ideias simples usando janelas podemos fazer para alguns belos retratos com algo extra que um cenário de estúdio ou uma foto ao ar livre não possuiria. Confira três razões para utilizar este item de composição em suas fotos:

  1. Suavidade da luz
    Já sabemos que janela atua como uma fonte de luz natural. Mas, para criar dramaticidade no retrato, podemos suavizar a luz utilizando uma cortina bonita. Além de servir como um difusor, a cortina adiciona um elemento emocional à composição.
  2. Enquadramento
    É possível enquadrar o assunto, como num verdadeiro quadro, usando a janela como moldura. Veja na foto abaixo como ficou interessante a composição relacionando a modelo, assunto principal, com a janela, que traz ainda mais atenção ao assunto. Tanto faz se utilizarmos vários painéis de janela ou uma única janela enorme, a janela imediatamente chama a atenção da visão por seus contornos.
  3. Interação
    A janela é um objeto versátil, que atua tanto como um fundo quando como algo com o qual seu assunto pode interagir. O primeiro plano pode ter variadas coisas acontecendo, como uma sala com vários objetos. Através do reflexo da janela, você pode inserir um segundo plano, que conta outra história, como qual o clima lá fora ou em que tipo de lugar o modelo está. A reflexão da janela pode ser usada de diferentes maneiras, é um objeto aberto à criatividade.                                                                                                                                                                                             Confira mais exemplos de retratos feitos com a participação da janela. Clique aqui para mais opções do banco de imagens 500px.                         Fonte: http://iphotochannel.com.br/index.php/dicas/3-razoes-para-usar-a-janela-em-suas-fotografias/
email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *